O livro Modelos de Filosofia Política apresenta, como eu disse em outro post, na sua parte inicial, algumas boas definições.
Vejamos algumas ideias que aparecem:
A Filosofia Política "ocupa-se das interações sociais entre os seres humanos na medida em que essas se configuram como relações de poder".
O poder, numa primeira aproximação, é a "capacidade que alguém tem de controlar [...] o comportamento de outras pessoas".
"Quase nenhuma relação social é isenta dele [de poder]. Talvez haja relações de poder mesmo na amizade e no amor". Bem foucaultiano isso, não é?
"A tradição mais canônica da filosofia política se tem ocupado das formas de poder institucionalizadas, [...] [o] poder estatal".
Segundo Max Weber (1864-1920), "O estado é [...] uma relação de domínio de homens sobre homens baseado sobre o meio da força legítima (isto é, considerada legítima)".
"A filosofia política tem, num certo sentido, duas faces: de um lado [...], a filosofia política se ocupa do poder, do conflito pelo poder, da sua conquista e da sua manutenção [...]; do outro lado [...], a filosofia política se põe a pergunta de qual seja o ótimo ou o justo ordenamento político".
Depois eu conto mais...
Nenhum comentário:
Postar um comentário