quinta-feira, 20 de maio de 2010

Mais livros

  Apesar do pouquíssimo tempo para atualizar o blog e, obviamente, para dedicar-me às leituras não obrigatórias, continuo "garimpando" livros interessantes.
  Gostaria de listar dois títulos adquiridos recentemente - para serem lidos sabe-se lá quando: "Compreender Merleau-Ponty", de Eric Matthews, e "Tratado Breve", de Spinoza.
  O primeiro é novidade. Publicado pela Editora Vozes, pertence à série "Compreender...", da qual já citei, aqui no blog, duas publicações anteriores que gostei muito: o volume referente a Spinoza e àquele referente a Heidegger. Se o conteúdo for realmente tão bom quanto parece num sobrevoo rápido, e o livro seguir o paradigma dos outros quanto  à qualidade, é ótima dica de aquisição.
  O segundo é um livro do "mentor" desse espaço, o tão querido Spinoza. É lógico que não se trata de um "achado" em um baú secreto, inédito até hoje. Aliás, pena que não seja assim! Mas... é uma nova publicação daquele velho livro spinozano, cujo nome completo é "Breve Tratado sobre Deus, os homens e sua felicidade", ou, como é conhecido entre os estudiosos de Spinoza, simplesmente o "KV", de "Korte Verhandeling". A novidade, neste caso, é o idioma... infelizmente, ainda não o nosso doce Português, mas, pelo menos, o "amigável vizinho" Espanhol, editado pela Alianza Editorial, da Espanha. Eu já tinha meu exemplar em francês... mas a proximidade linguística com o nosso bom idioma facilita o trabalho com o texto.
  Depois, eu conto mais.
 

Nenhum comentário: