segunda-feira, 3 de maio de 2010

"Os filósofos e a arte"

  Decidi resolver, de uma vez por todas, esse meu "desconforto" com a postura platônica de expulsar os poetas da sua República ideal.
  Para tanto, como não poderia deixar de ser, tenho me dedicado a algumas leituras sobre o tema. Obviamente, o blog contemplará algum registro das mesmas.
  Fiquei curioso, portanto, ao saber do lançamento do livro com o título do post, sob a organização do professor Rafael Haddock-Lobo - de quem, aliás, já tive o prazer de ser aluno -, que contém um texto do fantástico professor Fernando Muniz, entre outras "feras", como, por exemplo, a Sra. Marilena Chauí - famosa intérprete spinozana brasileira.
  Falo do professor Muniz, em especial, porque sei que inevitavelmente seu texto diria respeito a Platão. É bem verdade que poderia não se referir especificamente ao ponto a respeito do qual tenho me questionado, mas certamente seria de grande valia para alguma reflexão nesse sentido. Entretanto, lá está o "Platão contra a arte", que começa com duas epígrafes dialeticamente interessantes: "Platão: o mais poético dentre os filósofos", de Shelley, e "Platão: o maior inimigo da arte que a Europa jamais conheceu", de Nietzsche.
   Mas não nos antecipemos...
  Em primeiro lugar, quero falar do lançamento do livro, que acontecerá oficialmente no dia 06 de maio, na Livraria da Travessa, no Centro do Rio de Janeiro. "Pule de dez", certamente, no mercado de lançamentos!
  Mas em segundo lugar, quero compartilhar a minha comemoração pessoal por ter sido agraciado com um exemplar - em justo sorteio. Além do livro, ganhei uma dedicatória do professor - sem nem entrar na "fila de autógrafos". Rsss.
  Dei uma espiadela, de curioso que sou, mas nem seria necessário. A competência de Muniz no assunto "Platão" é algo que me causa espanto... e até uma salutar inveja.... diga-se de passagem, e com toda a sinceridade que me é peculiar!
  Espero, em breve, fazer um "mix" de tudo o que li, inclusive do texto em questão, e colocar para os amigos daqui.
  Complementando as informações. O livro sai pela Editora Rocco, contendo textos de Fernando Santoro, Kátia Muricy, Paulo César Duque-Estrada, Ricardo Timm de Souza, entre outros, além dos já citados anteriormente. Nos textos, avalia-se a relação de vários filósofos com a arte, como: Aristóteles, Kant, Schopenhauer, Nietzsche, Heidegger, Merleau-Ponty, Deleuze, entre outros.

2 comentários:

Claire disse...

legal..qd vier pra sp da um toque

Ricardo disse...

Cara Claire:
Já há algum tempo que não vou à Sampa. Entretanto, quando isso voltar a acontecer, anunciarei aqui a fim de podermos "confabular".
Aproveitando o comentário, anote aí uma outra referência bibliográfica fantástica: "Mito & pensamento entre os gregos", de Jean Pierre Vernant.
O mais incrível é que esse livro está custando perto de R$ 60, mas há algumas livrarias que o vendem por R$ 30. Foi por quanto eu consegui comprar. Se bem que, acho valeria à pena, inclusive, para o preço original.
Abração.