sábado, 18 de agosto de 2012

"Marx estava certo"

   O título do post é o mesmo de um livro recém-lançado no Brasil, publicado pela Editora Nova Fronteira, de autoria de Terry Eagleton.
   Apesar de Marx estar um pouquinho ausente das minhas reflexões recentemente, quando ouço críticas ao capitalismo - venham de onde vierem -, não consigo deixar de pensar no velho alemão.
   Coincidentemente, por estes dias, enquanto participava de um seminário, ouvi uma das comunicações a respeito de Alain Badiou. 
   Como sabemos, Badiou é um defensor do comunismo. Segundo ele, o "fracasso" do que se viu na antiga URSS representa apenas UMA tentativa sem sucesso, e não o "insucesso em si" da ideia.
   Realmente, é possível pensar - pelo menos, em tese - que os ideólogos comunistas não teriam sido tão "espertos" quanto os liberais para ir "moldando", ou adequando, seu projeto à realidade do mundo em que se instalava.
   Eis que, com esse cenário em minha cabeça, me deparei com o livro em questão. E achei interessantíssima a proposta de Eagleton.
   Vejamos o que ele diz no Prefácio:
   "Este livro teve origem em uma única e extraordinária ideia: e se todas as objeções mais conhecidas à obra de Marx forem equivocadas? Ou, no mínimo, se não equivocadas de todo, o forem em sua maior parte?"
   E o livro se divide em capítulos que, inicialmente, apresentam uma determinada crítica conhecida às ideias de Marx, para, ao longo do próprio texto, tratar da questão.
   Não posso deixar de confessar que não li o livro, ainda. Mas uma olhada no rol de críticas e no começo das "defesas", fico com impressão de que o livro serve, pelo menos, para rebater algumas das oposições mais "ingênuas" a Marx.
   Vale conferir, galera! 

3 comentários:

Anônimo disse...

Meu Carissimo Compadre falou bem sobre o cada dia menos inspirado a escrever por aqui , o principal motivo é como meus comentarios sempre caem na caixa de Spam dele e nao direto aqui no blog como antes, isto me desanima, por nao ter garantias de que sera publicado no tempo em que escrevi, um exemplo é que escrevi o do dia do Filosofo no dia 16 e salvo algum engano meu , só entrou ontem dia 18.

Ricardo disse...

Realmente, querido compadre, ainda não entendi essa "implicância" do Blogger com você. De qualquer forma, eu sempre "salvo" seus comentários desse perder-se no limbo... não sempre no tempo que você gostaria, é verdade, mas eles sempre aparecem.
Grande abraço.

Anônimo disse...

Sim é verdade, vc sempre os salva, mas desanima perder algum tempo escrevendo e na hora de postar , ele vai para a caixa de Spam,esse blogspot nao gosta de mim, hahahahahahahahahaha.