quinta-feira, 1 de outubro de 2015

E por falar em partidos políticos...


   Estava comentando com uma amiga que o livro do Flavio Quintela faz pensar sobre algumas coisas que de um modo geral não são devidamente questionadas. Uma destas coisas é o fato de o nazismo não ser de extrema direita. Eu sei, isso parece meio estranho. Mas, pensemos: o nome completo do partido é "Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães. Ora, se o partido é de extrema direita, o que está fazendo aquele "socialista" em seu nome? Hein, hein, hein?
   O autor enumera alguns itens do programa do partido que, em alguma medida, realmente sugerem uma posição mais à esquerda do que à direita. 
   Uma rápida pesquisa na Wikipedia indica "foi um partido político de extrema-direita". Há, contudo, uma passagem bem curiosa, que diz: "A defesa de uma forma de socialismo por figuras de direita e movimentos na Alemanha se tornaram comuns durante e após a Primeira Guerra Mundial, influenciando o nazismo. Arthur Moeller van den Bruck do Movimento Revolucionário Conservador [...] defendeu uma ideologia que combina o nacionalismo de direita e o socialismo de esquerda". Que samba do crioulo doido, hein! Rsss.
   Alguém pode me ajudar a entender isso????

Nenhum comentário: