Até pouco tempo, desconhecia o significado da expressão que dá título a este post... Como eu sempre digo: "A ignorância é uma droga!"
Ainda não me aprofundei nas pesquisas, mas a ideia parece realmente interessante - ainda que eu me considere um conservador.
Consta da Wikipedia o seguinte:
"O socialismo fabiano era caracterizado pelo pragmatismo, rejeitava as idéias utópicas. Não consistia em um movimento revolucionário, mas tinha como escopo a progressão, em um sentido socialista das instituições já existentes.
O fabianismo era a favor de uma alternativa à propriedade dos meios de produção para por um fim à desordem econômica e aos abusos provocados pelo capitalismo. Defenderam, também, saúde pública e ensino gratuito para todos os cidadãos, assim como a normatização detalhada das condições de trabalho visando atenuar o abuso do emprego de mão-de-obra de crianças e o exacerbado número de acidentes de trabalho. Os primeiros folhetos da Sociedade Fabiana[3] defendiam os princípios da justiça social como a introdução de um salário mínimo, em 1906, a criação de um sistema de saúde universal em 1911".
A pesquisa deve continuar...
Nenhum comentário:
Postar um comentário