sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Calafrio nas feministas...


   O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, propôs no Fórum de Debates sobre Políticas de Emprego, Trabalho e Renda e de Previdência social, que as mulheres cumpram as mesmas regras para aposentadoria que valem para os homens - 35 anos de contribuição e 65 anos de idade mínimos.
   Eu até compreendo que tradicionalmente as mulheres têm mais deveres com a casa do que os homens - mesmo quando elas trabalham fora. Contudo, esta situação tem se modificado ao longo dos anos, e os homens têm sido muito mais participativos do que eram antigamente.
   Além disso, se uma das justificativas para as alterações que já aconteceram nos requisitos para solicitação de aposentadoria foi o aumento da expectativa de vida, há que se levar em conta que as mulheres normalmente apresentam maior longevidade que os homens.
   Por último, levando em conta a defesa dos direitos iguais para homens e mulheres, realmente parece ser justa a proposta do ministro Levy.
   Mas... não sei se as mulheres vão concordar com esse caminho "lógico".

2 comentários:

crodi disse...

Caro colega, esse debate esta acontecendo em minha cuca a algum tempo, sob outros aspectos também. Cheguei à conclusão que, antes de tudo, é necessário avaliarmos a questão das mulheres como minoria. Até que ponto e em quais aspectos a mulher esta no contexto de minoria? (no sentido social da palavra, claro)

Só que fica ainda mais difícil.... Mas esta avaliação é imprescindível para o debate, pois à medida que a mulher vai conquistando seu espaço e seu respeito, deixa de ser uma minoria, e portanto, diminui sua necessidade de políticas afirmativas e protecionistas.

Ricardo disse...

Caro amigo Crodi:
Novamente, agradeço pelo comentário... e pela qualidade com que ele é feito.
Eu não tenho experiências diretas dessa submissão feminina. Em torno de mim, as mulheres trabalham, conquistam, dividem encargos, etc. Mas, curiosamente, ainda vejo um certo pudor em dividir igualmente as contas num bar - isso, com o pessoal da minha geração.
Agora, na questão da aposentadoria penso que não é nem questão de igualdade. Digo isso porque as mulheres vivem mais, em média, que os homens. É verdade que nem todas as mulheres dividem os encargos domiciliares com seus maridos. Estas, por exemplo, realmente trabalham dobrado. Mas... há muitas profissionais liberais que lavam menos copos que os maridos, dentro de casa, e que, ainda assim, solicitarão suas aposentadorias antes dos seus cônjuges.
Grande abraço!