quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

"Gratidão"


   O título do post é o mesmo do último livro de Oliver Sacks - o neurologista e escritor.
   Ganhei o livro no meu último aniversário, mas não o tinha pego para ler. Ontem, abri para dar uma folheada... e gostei do que vi. Como o dia foi muito corrido, não deu para avançar no pequeno livro, mas vamos ver se hoje é diferente. 
   Mas eu não vim contar minha evolução "leiturística", e sim comentar uma pequena coisa que me veio à mente quando li o Prefácio.
   Em 2013, pouco antes do seu octogésimo aniversário, Sacks escreve um ensaio abordando a velhice, onde trata dos prazeres da idade avançada, mas também das fraquezas que ela traz.
   Após concluir o primeiro esboço de sua autobiografia, Sempre em movimento, já em 2014, o autor fica sabendo que um câncer descoberto em 2005 se espalhara, e que talvez tivesse apenas mais seis meses de vida. Em poucos dias, escreveu o ensaio My own life, em que expressava seu sentimento de gratidão por uma vida bem vivida. 
   Depois de uma cirurgia bem sucedida, conseguiu esticar o prognóstico inicial, e até julho de 2015 viveu um período de saúde relativamente boa - escreveu, nadou, tocou piano e viajou. Em 30 de agosto de 2015, veio a falecer.
   Lembrei-me, lendo isso, do aniversário de oitenta anos da minha mãe, comemorado no último dia 20. Não havia câncer, nem uma "sentença de morte" para os próximos seis meses... mas, para mim, também não havia mais aquela felicidade de outros aniversários. O Alzheimer vai tomando cada vez mais minha mãe de mim... sem prazo final... mas acaba sendo um tempo "amargo".
   Ao contrário do Dr. Sacks, que, já com mais de oitenta anos, ainda nadava e tocava piano, acabo me dando por satisfeito em saber que minha mãe tomou os remédios e comeu "direitinho".
   Eu gostaria muito, muito, muito mesmo, que, lá no fundo da mente da minha mãe, ela pudesse estar pensando a mesma coisa que Sacks:
   "Não consigo fingir que não estou com medo. Mas meu sentimento predominante é a gratidão. Amei e fui amado, recebi muito e dei algo em troca, li, viajei, pensei, escrevi. Tive meu intercurso com o mundo, o intercurso especial dos escritores e leitores".
   

Nenhum comentário: