quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

"Lições introdutórias à Ética de Espinosa"


   O título do post é o mesmo de um livro publicado em 2013 pela Via Vérita Editora. O autor do livro é Marcos André Gleizer.
   Eu já comprei o livro há algum tempo, mas não estou conseguindo iniciar a leitura, por conta dos vários compromissos que me vão dirigindo a outros textos.
   O fato é que os "ares spinozanos" me fazem muito bem, e eu estava sentindo falta de respirá-los.
   É certo que não haverá grandes descobertas, mas a possibilidade de fixar melhor alguns conceitos já me traz alegria. 
   Comecei, então, a ler a Introdução. Vamos ao primeiro parágrafo.
   "A filosofia de Baruch Espinosa é uma das mais fascinantes e ousadas produções do espírito humano. Seu sistema filosófico, exposto em sua obra magna, a Ética demonstrada à maneira dos geômetras, ocupa uma posição singular na história da filosofia pela síntese original que promove entre as exigências do saber, as demandas da afetividade e o anseio de liberdade".
   Caramba! Mesmo se eu não tivesse a mínima simpatia por Spinoza, depois dessas linhas introdutórias, ficaria super interessado em conhecer mais a fundo o pensador.

Nenhum comentário: