quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Frustração à la grega

  Dia desses, estava eu a conversar com uma amiga sobre a importância do idioma Grego para o estudo dos textos filosóficos da Antiguidade. Contei-lhe, então, que estudara o idioma - na versão ática -, a fim de enfrentar os "desafios" de um Platão, por exemplo.
  Nisso... eis que outra amiga ouviu e disse: "Ah... que legal! Como é que se diz 'Bom dia', em Grego?".
  Minh'alma se encheu de dor e frustração, mas eu tive que responder: "Não sei!". Logo emendei: "Mas é que estudamos o Grego daquela época... e coisa e tal...". Mas, cá entre nós, caros amigos desse espaço de confidências: Como é que alguém diz aprender um idioma, se não sabe nem falar 'Bom dia' nele?
  Da frustração à raiva, decidi comprar um livretinho desses de  "Grego - Guia de conversação para viagens".
  Para aqueles que já sofreram a mesma vergonha que eu... ou para os que só têm curiosidade no idioma, anotem aí:
  - Kaleméra = Bom dia;
  - Kalespéra = Boa tarde; e
  - Kalenýchta = Boa noite.
 Ainda mando, inteiramente grátis, só para os amigos:
  - Eucharistó = Obrigado(a); e
  - Parakaló = Por favor.
 Quem quiser, já pode comprar a passagem aérea para Ellas... e não morrerá de sede por lá, pedindo mpýra e krasí - cerveja e vinho, respectivamente.
  Boa viagem!

Um comentário:

Marise von disse...

Ricardo,

Agradeço a sua visita ao meu blog, tb estou um pouco afastada....
Nem me fale do Grego...aprendi um pouco de grego na faculdade de Teologia com o Prof. Kliver. Mas, infelizmente não soube aproveitar a oportunidade.
Hoje, seria tudo tão diferente...mesmo assim, nas aulas não aprendemos "Bom Dia" em grego. (seis aulas por semana).
Abraços e um bom fim de semana.
Marise.