segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Maria Luísa Ribeiro Ferreira

  O nome do título deste post faz tremer de paixão aqueles que gostam de Spinoza. Isto porque esta senhora - especial até na data do nascimento: 29 de fevereiro - é autora de livros como: "Uma suprema alegria - escritos sobre Espinosa"; "Razão e Paixão - o percurso de um curso" e "A dinâmica da Razão na filosofia de Espinosa".
 Preocupada, também, com a valorização do pensar feminino, publicou, entre outros, "As mulheres na Filosofia".
  O fato é que, pela primeira vez, temos um livro organizado por esta brilhante portuguesa sendo publicado aqui no nosso Brasilzão. Trata-se de "O que os filósofos pensam sobre as mulheres", que saiu pela Editora Unisonos, agora, em 2010.
  Entre os filósofos que aparecem "dando o seu depoimento" sobre esses seres maravilhosos - e extremamente complexos -, que são as mulheres, temos: Platão, Aristóteles - que ninguém lembre que ele teria dito que as mulheres são homens "inacabados". Rsss -, Agostinho, Descartes, Spinoza, Kant, Foucault, etc.
  Como não poderia deixar de ser, o texto "Spinoza, Hobbes e a condição feminina" só poderia ter sido escrito pela fantástica Dra. Maria Luísa Ribeiro Ferreira.
  Aliás, esta nobilíssima senhora foi a primeira mulher a quem assisti  defender o nosso tão caro filósofo luso-holandês da confusão em que ele se meteu por emitir uma "truncada" opinião sobre a inadequação das mulheres para os cargos públicos de chefia, no seu "Tratado Político"... obra inacabada, diga-se de passagem. Aliás, a Dra. Maria  Luísa registra sua estranheza quanto à forma com que a opinião spinozana foi dada, e pensa que, podendo explicar-se melhor, no desenvolvimento do seu tratado, Spinoza desfaria o que restou apenas como uma má interpretação de sua opinião. 

  Bem... não sei se as feministas concordaram com ela... mas eu, sim!
  Só para deixar os amigos brasileiros babando, não só adquiri este exemplar nacional, como tenho todos aqueles portugueses citados antes... em parte, graças ao trabalho de pesquisa e à amizade da "nossa" Maria, aqui do blog, uma das amigas dos amigos de Spinoza.
 

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Ricardo

Fiquei comovida com o que li no seu blogue. Fico ao seu dispor para todo e qualquer diálogo sobre o nosso Baruch
saudações espinosistas (e agradecidas) da
Maria Luísa Ribeiro Ferreira