segunda-feira, 28 de março de 2016

O Brasil já venceu antes


   Embora pareça uma batalha inglória, o Brasil já venceu o Aedes aegypti antes... e duas vezes.
   Vejamos trechos da matéria publicada hoje em Huffpost Brasil.
  "[E]m 1955, o Brasil inteiro foi considerado livre do mosquito Aedes aegypti. Ima Aparecida Braga, do Programa Nacional de Controle da Dengue, e Denise Valle, do Departamento de Entomologia da Fiocruz, explicam em um artigo que a eliminação do mosquito no Brasil veio de uma ação articulada da Organização Pan-Americana da Saúde e da Organização Mundial da Saúde, iniciada em 1947. [...] Em 1967, o mosquito foi novamente introduzido no Brasil e eliminado em 1973."
   A estratégia foi "agressiva", com entrada nas casas - como foi liberado agora, por Medida Provisória - e aplicação maciça de inseticidas.  
  "Autora do artigo 'Um desafio para a saúde pública brasileira: o controle do dengue’, Maria Lucia Penna explica que a erradicação 'se deu pela utilização do método perifocal que constituía na aplicação de inseticidas de efeito residual de seis meses em paredes externas e internas de todos os depósitos domiciliares com ou sem água, assim como nas paredes próximas até 1m de distância dos eventuais criadouros'. [...] Tal método torna os criadouros preferenciais do mosquito armadilhas mortais para fêmeas, além de eliminar as larvas provenientes dos ovos aderidos às paredes dos recipientes quando estes são novamente preenchidos por água."
   Então, vamos ganhar de novo!

Nenhum comentário: