Estou fazendo uma disciplina em Ciência Política que se chama "História da Propaganda Política". É interessante perceber a tranquilidade com que os teóricos tratam a propaganda política como um negócio.
Ciro Marcondes Filho, em A saga dos cães perdidos, indica os ciclos em que se divide o jornalismo, sob o ponto de vista da difusão das mensagens políticas.
- 1º ciclo - de 1789 à metade do século XIX: quem tinha o conhecimento acerca dos fatos destacava-se socialmente. A imprensa possuía fins pedagógicos e o interesse financeiro era baixo.
- 2º ciclo - segunda metade do século XIX: as inovações tecnológicas transformam a imprensa numa classe empresarial e as exigências passam a ser ditadas conforme a lógica do capital financeiro. É o nascimento da imprensa de massa. Os veículos começaram a mascarar suas "bandeiras políticas".
- 3º ciclo - século XX: era dos oligopólios midiáticos. Esse período marca a ascensão publicitária e a extinção de qualquer espécie de puritanismo ideológico no jornalismo. É neste período que os grupos de comunicação, ou seja, as empresas, passaram a mascarar toda e qualquer preferência política por meio do discurso da objetividade e da isenção editorial.
Um comentário:
Prezado, boa tarde. Este texto é meu. Você o retirou da apostila que escrevi para a disciplina História da Propaganda Política, do MBA em Ciência Política que você cursa. Duas opções: ou me dê o crédito das informações ou, gentilmente, peço que as exclua, pois da forma como está, desde 2018, isto configura plágio, sendo inclusive, cabíveis medidas jurídicas por parte da instituição.
Grato.
At.te.
Moisés
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