quinta-feira, 29 de julho de 2010

Ainda sobre o fim do mundo

  Talvez a questão mais discutida e mais "percebida" - se é que não estamos sendo "influenciados" em nossas percepções - de todas as nove listadas no post anterior é a que diz respeito ao aquecimento global.
  Em momento algum é negada a existência do fenômeno de aquecimento... ao contrário do que fazem alguns cientistas de renome internacional. O texto explica: "Já se calculam prejuízos imensos decorrentes desse fenômeno... Mas essas transformações acontecem lentamente. A maioria das previsões confiáveis trabalha com um horizonte do final do século 21 para estimar danos catastróficos... Portanto, a mudança climática pode até ser terrível para o mundo, mas não no 'prazo' de 2012".
  A matéria ainda nos oferece um alento: "E mesmo para depois disso é preciso levar em conta dois fatores. O primeiro é que os piores cenários sugerem um aumento de temperatura de até 4 graus no ano 2100. É bastante, é dramático, mas não o suficiente para acabar com a civilização. O segundo fator (e talvez o mais importante) é a noção de que a tragédia do aquecimento global ainda pode ser totalmente evitável. Segundo os cientistas, há tempo (mas não muito) para que as nações mudem suas políticas, invistam em formas de gerar energia que não envolvam a queima de combustíveis fósseis e o acirramento do efeito estufa e, assim, evitem uma catástrofe mais aguda. Portanto, O AQUECIMENTO GLOBAL SÓ SERÁ O FIM DO MUNDO SE A HUMANIDADE QUISER" [GRIFO MEU].
  É bem verdade que existem, no que se refere ao aquecimento global, teorias mais catastróficas... da mesma forma, como eu disse acima, que existem teorias que negam o fenômeno. Entretanto, o texto trabalha com hipóteses mais "conservadoras" e menos extremadas.

Um comentário:

Anônimo disse...

PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE PRODUTORES RURAIS

A Federação da Agricultura do Estado do Espírito Santo (FAES), através de seu Conselho de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (COMARH), com o apoio do Núcleo de Estudos em Percepção Ambiental / NEPA, está iniciando uma pesquisa (inéditas e em âmbito estadual) voltada ao estudo da percepção ambiental dos produtores rurais. Entre outros objetivos, a pesquisa visa assegurar à FAES informações adicionais para seu programa de conscientização ambiental do segmento dos produtores rurais. É pretensão do NEPA levar (posteriormente) esta importante pesquisa para outros Estados de modo a, progressivamente, ter o cenário da percepção ambiental nacional do segmento O NEPA acaba de concluir na Região da Grande Vitória (ES), pesquisa também inédita para a região, um estudo da percepção ambiental da sociedade frente à problemática (causas, efeitos, prós e contras) das mudanças climáticas.

Roosevelt S. Fernandes, M. Sc.
Núcleo de Estudos em Percepção Ambiental / NEPA
roosevelt@ebrnet.com.br