quinta-feira, 29 de julho de 2010

O fim do mundo

  A boa revista "BBC Knowledge" - que, aqui no Brasil, é mais conhecida por parte do seu subtítulo, "Conhecer" - trouxe matéria de capa muito interessante: "9 mentiras sobre o fim do mundo". No interior da revista, há um acréscimo ao título da matéria, que fica "Nove mentiras e meia verdade sobre o fim do mundo".
  A matéria começa, inteligentemente, provocando a curiosidade do leitor, quando informa: "O mundo vai acabar. É sério. Vai mesmo". Para concluir: "Só não vai ser em 2012. Mas dá até para antecipar uma data aproximada: o planeta Terra será destruído... daqui a uns 7 bilhões de anos. Será mais ou menos por essa época que o Sol se tornará uma estrela gigante... o planeta [Terra] será engolfado pela atmosfera solar e completamente pulverizado no processo".
  Apesar desses "longínquos" sete bilhões da anos, a matéria afirma que "a vida na Terra, entretanto, terá acabado muito antes disso. Em coisa de 1 bilhão de anos, o Sol já estará bem mais quente do que agora,... transformando nosso planeta num deserto inabitável".
  Após esse começo provocante, aparecem as refutações a nove "explicações" sobre o fim dos tempos. As perguntas que compõem essas teses sobre o Apocalipse são: 1) "Os maias previram o fim do mundo em 2012?"; 2) "Os terremotos recentes são sinais do apocalipse?"; 3) "Uma mudança do polo magnético pode causar alterações devastadoras na Terra?"; 4) "Poderia um planeta gigante e desconhecido se chocar com o nosso?"; 5) "A travessia do plano da galáxia pelo Sistema Solar poderia produzir o fim do mundo?"; 6) "Há algum asteroide que vai colidir com nosso planeta em 2012?"; 7) "Algum processo de atividade solar pode acabar conosco?"; 8) "O aquecimento global levará ao fim do mundo?" e 9) "A crosta da Terra pode se desestabilizar, como no filme 2012?".
  Bem... segundo a revista, já conhecemos nove formas sob as quais o planeta não acabará. Como essas são as mais "badaladas" no momento, poderíamos nos tranquilizar quanto a esse monte de informações apocalípticas que temos recebido.
  Entretanto, ao final da matéria, volta o clima de preocupação: "A grande verdade é que o mundo não tem data certa para acabar. Mas isso pode acontecer mais cedo do que imaginamos... a capacidade humana de se autodestruir cresceu. E não foi pouca coisa".
  O último parágrafo do texto é muito bom para refletirmos um pouco mais sobre esse "final dos tempos". Lá está escrito: "Por essas e outras, ao mesmo tempo em que podemos afirmar que todas as previsões de que o mundo vai acabar em 2012 são falsas, isso não é motivo para não nos preocuparmos. O alerta tem de ser contínuo, pois O SER HUMANO TEM ESSE PÉSSIMO HÁBITO DE ADQUIRIR PODERES MAIS RÁPIDO DO QUE SE TORNA SÁBIO PARA ADMINISTRÁ-LOS" [GRIFO MEU].
 

Nenhum comentário: