domingo, 6 de agosto de 2017

Leninismo


   Já falei daquele livro introdutório, publicado pela PubliFolha, chamado Política - 50 conceitos e teorias fundamentais explicados de forma clara e rápido, cujo editor é Steven L. Taylor. Acho que como apresentação inicial de conceitos, teorias e personagens, o livro funciona muito bem. É certo que, por vezes, a apresentação é tão "superficial", para não se tornar complicada, que fica aquele gostinho de "quero mais", como se não tivesse sido suficiente o conteúdo registrado. Mas esse é um defeito compreensível dentro do espírito deste tipo de obra.
   No caso do Leninismo, achei bem interessante a apresentação da ideia de que esta "variante" do Marxismo pode ser mais uma "traição" do que uma "evolução".
   Lá está assim:
   "O leninismo nasceu do marxismo. No entanto, tem-se discutido se representa uma contribuição ao marxismo ou uma corrupção deste. Seus detratores argumentam que o leninismo inverteu a ordem da economia precedendo a política ao negar a necessidade da existência do capitalismo plenamente desenvolvido loga antes da revolução proletária espontânea."
   E explica o porquê disso:
  "A fim de criar uma base teórica pragmática para a transição socialista à época, ele adaptou o marxismo às condições de seu país, transformando o marxismo de teoria utópica [OBS.: os marxistas não concordariam com o adjetivo 'utópica' vinculado à teoria baseada na ação, proposta por Marx] em realidade revolucionária. Lênin sugeriu que [...] países subdesenvolvidos como a Rússia poderiam realizar a primeira revolução proletária em lugar dos países industriais avançados, porque estes últimos, a fim de evitar a revolução, conseguiriam fortalecer o capitalismo e suavizar as relações domésticas entre capital e trabalho [...]. Lênin acreditava que a classe operária só desenvolveria a consciência revolucionária e derrubaria o capitalismo se fosse liderada por uma vanguarda de revolucionários profissionais, provenientes principalmente da intelligentsia burguesa".
   Achei o texto bem elaborado para uma introdução.

Nenhum comentário: