quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Dia de Luto

  É com imenso pesar que repercuto aqui no blog o falecimento da Sra. Zilda Arns Neumann, coordenadora internacional da Pastoral da Criança e fundadora da Pastoral da Pessoa Idosa (órgãos da CNBB), durante a grande tragédia que se abateu sobre o Haiti, dia 12 de janeiro passado. O terromoto que vitimou essa grande brasileira pode ser responsável por mais de cem mil mortes, segundo dados preliminares.
  Médica e sanitarista, Zilda teve reconhecimento internacional por seus trabalhos humanitários. Dentre os prêmios recebidos no exterior há um de nome bem sugestivo, "Heroína da Saúde Pública das Américas", concedido pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), em 2002.
  Apesar de não ter ganho o prêmio Nobel, a Pastoral da Criança foi indicada pelo governo brasileiro para o Nobel da Paz em 2001, 2002, 2003 e 2005. Além disso, em 2006, a própria Zilda foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz, junto com outras 999 mulheres de todo o mundo, selecionadas pelo Projeto "1000 Mulheres", da associação suíça "1000 Mulheres para o Prêmio Nobel da Paz".
 Há que se destacar que ela morreu, aos 75 anos, trabalhando na "Frente de Batalha" da guerra contra a miséria e a doença infantis.
  Palmas para a Sra. Zilda Arns Neumann!
  Enquanto se velam os mortos, que se encontrem rápido os vivos e se cuide, também prontamente, dos feridos e desamparados nessa grande catástrofe.

Nenhum comentário: