quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Kant, por Luc Ferry



  Há algum tempo, comprei o livro "Kant: uma leitura das três Críticas", de autoria de Luc Ferry, lançado pela Editora Difel. Bastou-me ler os nomes "Kant" e "Luc Ferry" para acreditar na qualidade do livro. Como tantos outros livros, esse também me aguarda gentilmente na estante, talvez, conversando com os outros exemplares que tratam de Kant e que estão a seu lado. Rsss.
  Entretanto, até agora, eu não havia visto uma crítica - nem farei gracejos em relação ao "crítica" das "Críticas"! - sobre o livro de Luc Ferry. Isso mudou ontem, quando li na revista "Filosofia - Ciência & Vida", número 42, a última lançada, o que escreveu a professora Ana Maria Haddad Baptista. E fiquei muito satisfeito de já ter, pelo menos, adquirido um exemplar. Resta-me apenas, agora, lê-lo.
   Escreveu a professora Ana Maria: "Kant: uma leitura das três Críticas, de Luc Ferry, é uma obra que discute e joga verdadeiras luzes em relação à obra kantiana. O autor francês, de forma elegante e precisa, apresenta problemas mais gerais da Filosofia, particularizando-os na obra em referência. [...] Obras do porte da literatura em questão merecem ser lidas e refletidas para que a ousadia e a audácia do saber continuem despertando pessoas indignadas, insubordinadas e insubmissas contra os poderes estabelecidos; donos absolutos de verdades que só convencem os próprios poderes (em todas as instâncias) e a eles interessam".
  Boa dica de aquisição, portanto!

Nenhum comentário: