segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Haiti...

  Esse é um post pouco reflexivo. Na verdade, faço apenas o registro de que, quanto mais vejo imagens do já ocorrido e do que ainda está acontecendo no Haiti, vou me chocando cada vez mais. E, pior, ainda crio cenários mentais do final dessa história que não são nada animadores.
  Já se fala em mais de duzentos mil mortos na tragédia. Obviamente, não são contabilizados os "mortos-vivos", que estão desaparecidos, ou ficarão sem comida e água, ou não terão atendimento médico de que necessitam, ou serão vitimados pelas gangues que já voltam a reinar onde eram as favelas - que nem isto são mais -, ou... ou... ou...
  No famoso Terremoto de Lisboa, ocorrido em 1755, fala-se até de 90 mil mortos, numa população de 275 mil pessoas. Numa comparação meramente formal, 90 mil é menos que 200 mil, mas há que se pensar que o número de mortos no Haiti representa uma proporção de pouco mais de 2% da população total, enquanto o sismo português pode ter levado ao óbito quase um terço da população da época.
  Voltaire, chocado com o ocorrido, declarou sua total "desistência" da crença num Deus bom. Eu, que já desisti Dele há algum tempo, nessas horas, gostaria muito de vê-Lo agir, contradizendo-me completamente.
  Mas... as coisas não funcionam assim... eu bem sei.

Um comentário:

Maria disse...

Da arte não fui apenas afectada pelo Teatro, há outras artes que também gosto como a pintura . Não gosto da medieval mas gosto da renascentista , e dos consagrados Leonardo da Vinci e Miguel Ângelo e com as suas revolucionárias técnicas e temas e sobretudo com o romper do teocentrismo e com o advento do antropocentrismo. Mas mais que a pintura do Renascimento sim gosto do impressionismo e das suas revolucionárias técnicas e temas, rompendo um pouco com a mentalidade que vigorava então.
Quanto a Van Gogh de facto o absinto provocou nele a chamada “xantopsia”- a distorção visual daí que ele começou a pintar mais a amarelo bem patente num dos quadros mais famosos do mundo “Os girassóis”. Pena que o seu talento não tivesse sido reconhecido em vida, né? Apenas vendeu um único quadro. Quando era adolescente( lá já para o fim) li uma biografia de Van Gogh, fiquei impressionada com tanto sofrimento e fiquei apaixonada pelo homem. As suas pinturas reflectem uma mente torturada, massacrada pelo sofrimento.
Também gosto dos surrealistas ,sobretudo Salvador Dali )muito muito ligado à psicanálise, a Freud).Há uns anos vi em Paris(juntamente com minha filha) uma exposição de Dali num centro comercial. Fomos vê-la umas 3 vezes. Era pintura e escultura sobre relógios…linda. Ficámos as 2 apaixonadas pelo homem…rs.
Xiiiiiiiiiiii…vou chegar atrasada às aulas.
Um abraço
Maria

PS- Não encontrei o Post...daí que vai neste. Quanto ao Haiti...falaremos depois