quarta-feira, 3 de junho de 2015

Dentes


  Chega a ser impressionante a pesquisa do IBGE que revela que menos da metade dos homens no Brasil usa escova, pasta e fio dental?!?!?!
   É certo que o Brasil é um país de dimensões continentais, e que as nossas impressões sobre a realidade são sempre aquelas das nossas limitadas circunscrições urbanas. Ainda assim, parece-me bastante estranho, para alguém que, como eu, procuro escovar os dentes até dez minutos após as refeições, ler que, em média, apenas 48,4% dos homens usa escova, pasta e fio dental. Diga-se de passagem que as mulheres, sempre mais inteligentes - essa é uma opinião minha, e não dos pesquisadores -, fazem-no, em média, na proporção de 57,1%.
   Agora, é realmente interessante percebermos o quanto a educação formal interfere em vários aspectos sociais, entre eles a saúde. Das pessoas com nível superior, 83,2% se utilizam desses meios de higiene bucal, enquanto somente 29,2%, entre as pessoas com ensino fundamental incompleto fazem o mesmo.
   Esses números levarão a uma incidência muito maior de problemas bucais nos menos letrados. Não por causa dos livros lidos, obviamente, mas especificamente pela maior consciência da necessidade de busca de uma saúde plena por parte daqueles que vão conhecendo melhor o mundo.

Nenhum comentário: