quarta-feira, 3 de junho de 2015

Racismo


   Eu já escrevi aqui no blog que, no caso do ser humano, só há uma raça, a humana. Segundo esta perspectiva, não haveria o negro, o branco, o pardo, etc.
   Já escrevi, mas... outro dia, pensei: "Quando se define racismo não se fala em raças? Ora, então há raças?"
   Vejamos. O site InfoEscola diz que "Racismo é uma maneira de discriminar as pessoas com base em motivos raciais". Ora, se existem "motivos raciais" é porque existem "raças" - e não apenas a "raça humana".
    Comecei a avaliar o conceito de "raça". A perspectiva sociológica é muito interessante: raça é como os outros nos avaliam, com base em nossas aparências. O problema, portanto, não é diferençar as pessoas em função de suas características externas - seja cor da cútis, seja determinado desenho de nariz, boca ou tipo de cabelo. A questão problemática é achar que determinado tipo de conjunto seja superior a outro.
   Desta forma, racismo não é considerar a existência de raças distintas, em função das diferentes características físicas das pessoas, e sim achar que há diferenças de valor entre estas distintas características, justificando o tratamento distinto entre as tais raças.
   Será interessante, posteriormente, considerarmos a distinção entre "raça" e "etnia'.

Nenhum comentário: