domingo, 18 de janeiro de 2009

Rubem Alves

Já encomendei o livro mais novo de Rubem Alves - autor pelo qual me "apaixonei" à primeira leitura e do qual já falei à época do "Globolog" -, "A poesia do encontro", em coautoria com Elisa Lucinda.
Entretanto, este post não é para falar desse livro de Rubem Alves, mas de outro que comprei por esses dias, e que me surpreendeu: "Filosofia da Ciência - introdução ao jogo e suas regras". Nele, Rubem Alves fala sobre ciência com a sua costumeira "fluência", usando as analogias tão bem criadas por ele e com aquela simplicidade que lhe é peculiar.
Na contracapa do livro há uma pequena citação: "o cientista virou um mito. E todo mito é perigoso, porque ele induz o comportamento e inibe o pensamento. Existe uma classe especializada em pensar de maneira correta (os cientistas), os outros indivíduos são liberados da obrigação de pensar e podem simplesmente fazer o que os cientistas mandam. Antes de mais nada é necessário acabar com o mito de que o cientista é uma pessoa que pensa melhor do que as outras". (O grifo é meu)
O pouco que li do livro permite ver que, apesar do jeito descontraído de Rubem, ele foi fundo no assunto, apresentando idéias de Karl Popper, Thomas Khun, David Hume, Einstein; explicando a causalidade, a Relatividade, os modelos científicos; mostrando experimentos físicos através de esquemas... e muito mais.
O livro que adquiri é de 1984, publicado pela Editora Brasiliense... mas descobri que está disponível atualmente em publicação da Loyola.

2 comentários:

Anônimo disse...

Bom Dia, domingo abafado, e nessa onda de Leitura, vejo que Rubem Alves fez a cabeça do amigo, estou ficando curioso, quando acabar de ler Saramago , pedirei ao amigo que me empreste algum do RA.

Ricardo disse...

Pefeitamente, amigo. Embora eu não seja muito fã de emprestar livros, para você a coisa é diferente. Devo ter quase uma dezena de livros dele... é só escolher!