quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Mais Obama

Interessante a postura do, então candidato, Barack Obama lendo o livro "O mundo pós-americano", do jornalista Fareed Zakaria, que discute o papel de várias potências, como Índia e China, no mundo, sob os pontos de vista econômico, cultural e militar.
Será que Obama, que é o representante das ideias do povo americano, está juntamente com esse povo percebendo que os Estados Unidos não estão sozinhos no mundo?
Isso me parece realmente um bom sinal!

4 comentários:

Anônimo disse...

Olha eu não tenho acompanhado o Governo do Obama, mas não me agrada este inicio , o dinheiro distribuído , me parece que vem sendo feito de maneira a não socorrer de fato para se levantarem e manterm os empregos que interessam e sim para que os executivos que ganhavam polpudos bonus possam se manter com eles, é uma suposiçao minha, pelo que li na edição do valor economico da última segunda feira, pois a coisa parece que não está sendo feita de forma criteriosa, como a situação exige,de resto é acompanhar.Falando em segunda feira, eis que nesta mesma edição do Jornal trouxe uma reportagem com o executivo Angelo Salton, sobre lançamento de produtos para comemorar os 100 anos da Vinicola em 2010, e produtos para brigar com os vinhso chilenos e argentinos, eis que no dia seguinte dia 10 de fevereiro de 2009, o Produtor e dono da Vinicola , falece , vitima de infarto agudo, é amigo como a vida é efemera.

Ricardo disse...

Amigo, sobre o Obama, só nos resta continuar acompanhando seu governo... e sua crise. Afinal, como se dizia antigamente "um resfriado nos EUA cria uma pneumonia no Brasil". Acho que atualmente não é tanto assim, mas a verdade é que o "resfriado" é na economia internacional. Por enquanto, acho que estamos com uma "faringite", mas o Dr. Lula que não se preocupe com a saúde do paciente Brasil e a coisa piora.

Ricardo disse...

Sobre a vida, alguém já disse que ela é só um instante (no sentido de intervalo de tempo) entre o nascimento e a morte. É verdade que para alguns esse intervalo é maior ou, pelo menos, mais bem aproveitado. Se resta um consolo para a família do Sr. Salton é o de que ele faleceu realizando alguma coisa e não simplesmente esperando a vida passar... ou a morte chegar.

Maria disse...

Fico sempre a pensar se as pessoas pensam que o Obama é um Deus. Como podem ousar querer que o homem faça em 3 semanas o que os outros não fizeram em muitos anos?
Seria bom que todos estivéssemos atentos ao que se passa nos EUA porque a crise que o mundo atravessa é em tudo semelhante à que se passou em 29. Os sinais começaram há muito. Não houve ainda uma quinta feira negra, mas tem havido muitos dias negros na bolsa. Já bancos faliram, já muitas fábricas fecharam, já o desemprego cresceu em flecha, a deflação está a começar.
Não, não pensem , como eu li há uns dias no yahoo,que o Brasil está a conseguir que a crise não tenha grandes efeitos aí…isso é ser naife. Relembro que com a crise de 29 vcs usaram o vosso café misturado com alcatrão como combustível para mover as locomotivas e no resto do mundo foram arrancadas vinhas,abateu-se gado,deixou-se apodrecer searas de trigo, enterrou-se fruta … A caricatura mais emblemática dacrise mundial é polvo em cima do mundo com os seus tentáculos espalhados por todo o planeta. Dessa crise apenas um país escapou- a União Soviética que depois de problemas internos(Revolução de 1917) cortara relações económicas e financeiras com o mundo ocidental , o resto do mundo foi todo afectado.
A falência de bancos, os casos de corrupção, a deflação, o encerramento de fábricas é por si só muito preocupante mas igualmente são os problemas sociais que já estão a aparecer o desemprego que leva ao recrudescimento de movimentos xenófobos , de grupos em tudo semelhantes ao Ku-Klux-Klan ou os movimentos neo-nazis e novamente os regimes ditatoriais
Reparem que já se começaram a manifestar há uns dias foi na Inglaterra os ingleses contra os portugueses e italianos que lhes tiravam empregos e aquele caso da brasileira na Suiça terá sido apenas uma coincidência?
Nasci num país marcado pelo fado , pela desgraça. Talvez seja apenas mais um “Velho do Restelo” a falar…tomara que assim seja, que rapidamente o Obama consiga que os EU recuperem e que essa recuperação se faça sentir no resto do mundo. Que ele seja capaz , como Roosevelt conseguiu, criar outra New Deal e que sobretudo não apareçam outros Hitleres / Mussolinis / Salazares/ Francos no resto do mundo até Ele se conseguir reerguer.
Maria