quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Mário Sérgio Cortella

O simpático filósofo Mário Sérgio Cortella deu uma entrevista à revista "Conhecimento Prático - Filosofia", em sua última edição. Separei algumas citações suas que nos permitem ver o quanto a Filosofia tem a ver com a vida quotidiana, não precisando ficar "encastelada" nos grossos manuais apenas. Aqui estão:
- "A filosofia lida com as questões essenciais da nossa existência";
- "Quem se encanta de fato por um conhecimento que indaga, por um conhecimento que perscruta, por um conhecimento que não se conforma, tem a oportunidade de ser um ser humano mais claro de si mesmo e muito menos dependente de um conhecimento externo a ele"; e
- "Talvez a grande questão no Ocidente seja construir uma civilização que não seja biocida; que não apodreça as esperanças; que não pratique a desigualdade; que não use a tecnologia como ferramenta de humilhação ou morte. A grande questão filosófica de nosso tempo é por que não conseguimos produzir abundância sem que essa abundância não seja privativa".
Acho absolutamente necessário refletir sobre o mundo. Mas para não sermos facilmente enganados por argumentos falaciosos, é necessário saber utilizar algumas ferramentas do pensamento que só a Filosofia pode nos oferecer.

Nenhum comentário: