sábado, 14 de fevereiro de 2009

O rei-filósofo e Aristóteles

Todos conhecemos a ideia de Platão, exposta na "República", de que o líder ideal do Estado seria o rei-filósofo. É sabido que Aristóteles, inicialmente discípulo de Platão, desenvolveu teorias muito diversas do mestre. Uma delas, por exemplo, diz respeito a esse líder ideal, e aparece num fragmento que restou da obra perdida "Da realeza". Lá está escrito: "Para um rei, não é apenas desnecessário ser um filósofo, é até uma desvantagem. Um rei deveria, antes, ouvir o conselho de verdadeiros filósofos. Assim, cumularia seu reino de boas ações, não de boas palavras".
Eu gosto muito do jeito aristotélico de "ler" a realidade. Muito antes de Marx, para quem a Filosofia se dedicou apenas a interpretar o mundo, em vez de se dedicara modificá-lo, que seria o que importava realmente, Aristóteles, muito mais inteligentemente, já postulava a necessidade de integrar a interpretação e a ação sobre o mundo. Isto é, o rei - representando a ação - precisa do apoio do filósofo - representando a reflexão. Obviamente, "filósofo" aqui diz respeito ao "especialista do pensamento", ao teórico, que, na atualidade, pertenceria a qualquer área do conhecimento - economistas, sociólogos, etc.
Pronto... os partidários do presidente já têm apoio em Aristóteles para validar a ascensão do humilde trabalhador nordestino, desprovido de conhecimento até do nosso idioma, ao cargo executivo mais importante do país. Xiiii, mas cadê os filósofos para o aconselharem? O Leonardo Boff já abandonou o barco! Seriam, então, Dilminha e Dirceu? Nossa Senhora... que aconselhamento filosófico é esse, gente?!

3 comentários:

Maria disse...

Bem, se desejarem trocar connosco…Aqui, onde vigora um regime parlamentarista temos um primeiro ministro- Sócrates, que quis em tudo ser diferente do homónimo que tanto admiramos .
Enquanto o nosso Sócrates passeava na rua descalço e com roupas andrajosas, nosso primeiro ministro veste apenas Armani, estilista francês (como se não tivéssemos em Portugal grandes estilistas),enquanto o primeiro era contra a retórica enquanto método enganador e procurava a verdade através do diálogo, este usa a retórica no seu esplendor , usando-a totalmente para enganar/manipular/mentir. Enquanto o 1º ensinava os seus alunos a pensar, este está a transformar nossos alunos em seres acéfalos, delinquentes e desrespeitadores dos professores.
Ainda não desejam trocar? Nosso primeiro ministro anda de escândalo em escândalo . o 1º foi descoberto na Assembleia da República, parece que o senhor tem 2 registos , com a mesma data, escritos por sua mão, em que aparece com informações diferentes sobre suas habilitações literárias num parece como bacharel e noutro como licenciado ou engenheiro.
Foram investigar e não é , o senhor PM completou sua licenciatura na universidade moderna num domingo(somos um povo tão trabalhador que nossas universidades trabalham ao fim de semana). Somos um país tão avançado que o nosso PM fez a cadeira de Inglês técnico por fax e temos um PM tão civilizado e cumpridor que aprova a lei contra fumar em locais públicos e é apanhado a fumar no avião e mais tão cheio de coragem e amigo dos seus colaboradores que fala aos jornalistas que foi ele e um dos seus ministros.
Depois , como é o protótipo da honestidade assinou projectos de casas que não era autor e, esta está ainda em investigação, está envolto num escândalo que tb envolve pessoas inglesas no “Caso Freeport”. Este Freeport é um mega centro comercial construído numa zona protegida, onde nada se podia construir. Sócrates na altura era ministro do ambiente e segundo parece recebeu “luvas”para deixar que fosse construído nesse local o tal “Freeport”. Depois disso gostariam de trocar o vosso Lula pelo nosso Sócrates?
É este senhor que tem permitido perseguir a classe docente.É este senhor que governa o meu amado país.

Maria disse...

Senhor Ricardo!!
Estive a ler o que escrevi, perdoe-me os erros ...Este PM revolta-me de tal maneira que...
Tenha um lindo dia.
Maria

Ricardo disse...

Maria, pelo que contas, a "briga é feia".
Isso me lembra o trecho de um livro de Nicholas Fearn em que, após a citação de Maquiavel de que "a massa se deixa sempre impressionar por aparências... e o mundo é composto da massa", o autor diz "como cínicos observam muitas vezes hoje em dia, se o povo realmente gostasse de políticos honestos não insistiria em votar em canalhas".
Por vezes, ser minoria é o melhor!