segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Sócrates e Protágoras

O livro "Aprendendo a Filosofar - em 25 lições", de Nicholas Fearn, é um daqueles livrinhos gostosos sobre Filosofia. Fearn usa vinte e quatro pensadores - duas lições tratam de Wittgenstein - para exibir "ferramentas" filosóficas, como o reducionismo, o relativismo, a analogia, etc.

Numa dessas lições, apresenta-se Protágoras e o relativismo. O texto cita o encontro de Sócrates e Protágoras, descrito no "Teeteto", de Platão. Nele, Sócrates pergunta ironicamente se, ao afirmar que o homem é a medida de todas as coisas, Protágoras não estaria cometendo uma injustiça com as opiniões dos porcos. Esse Sócrates não era fácil! Aliás, por perturbar todo mundo é que ganhou o apelido de "a mosca de Atenas". Mas, voltando... Protágoras respondeu que os porcos tinham direito às suas opiniões, contanto que fossem capazes de tê-las. Fearn, nesse ponto, tão ironicamente quanto Sócrates, escreve "Infelizmente, isso significaria que os discípulos de Protágoras estavam pagando um bom dinheiro para aprender opiniões que não eram mais sábias que as de um porco".

Fearn continua interessantemente seu texto, dos quais tiro algumas frases.

"Se todos têm direito à sua opinião, o que o relativista pode dizer quando a opinião de outra pessoa é que a verdade não é relativa? ... A defesa do relativismo não pode ser formulada sem paradoxo...";

"Não nos agradaria dizer que Adolf Hitler tinha direito às suas opiniões, ou que estas não eram menos verdadeiras que as de qualquer outra pessoa";

"As conclusões mais amplas a que Protágoras chegou talvez se contradigam, mas não resta dúvida de que ele tocou num ponto importante. Trata-se da ideia de que toda verdade exige algum tipo de medida. As verdades não são verdadeiras ou falsas em si, mas dentro de um sistema de pensamento";

"A tolerância cultural, como a compreendemos no Ocidente, pode ser algo excelente, mas é logicamente oca caso se aplique apenas a culturas que não se desviam demasiadamente da nossa"; e

"Embora possamos não saber qual deveria ser a medida verdadeira, objetiva das coisas, não a descobrimeemos depreciando as ideias dos demais como verdadeiras apenas para eles. Por mais respeito que essa atitude demonstre para com as crenças dos outros, também demonstrar desrespeito por suas capacidades como seres pensantes".

É... os sofistas não morreram!

3 comentários:

Anônimo disse...

Bem em clima de momo, já pensano no carnaval 2009, com minha fantasia de palhaço já pronta, pois brasileiro já a usa normalmente, esperando que o Dia 20 chegue e frequnte os bailes do Elisa, sei que o amigo deverá ir para Ponta Negra, não custa convidar, Pois Ponta negra é próximo ao Elisa, então caso queira nos honrar com visita, esta feito o convite, mas conhecendo o nobre Amigo é Mais fácil eu sair de maricá ir a Icaraí, passar por Cabo frio, saquarema, Ararauama e SAo pedro da aldeia e dar um pulinho em Ponta negra, do que o nobre passar na porta do Elisa em direção a Ponta negra e nos brindar com sua visita, hehehehehehe, a alfinetada , desculpe tem sentido , hehehehehehehehehehe.

Ricardo disse...

Peraí... golpe baixo não vale!
Por esses dias, inclusive, eu disse que eu e Nádia pensamos em fazer-lhe uma visita.
Agora, não posso deixar de dizer que, pelo menos durante o carnaval, será difícil uma visita. Afinal, estrada e carnaval não combinam muito. Já faço muito em ir para um lugar só... quanto mais ficar em idas e vindas! Mas a visita está prometida.

Anônimo disse...

O Problema é que vc está como politico , na promessa de qualquer forma eu sei que pelo menos no dia 5 de novembro é capaz de aparecer, o negócio é que estamos em fevereiro , e outra coisa até concordo que estrada e carnaval não combinam, mas rapaz para ir para Ponta negra , se passa primeiro por aqui, entao aí vai me desculpar é preguiça mesmo, mas fazer o que , já disse é mais fácil eu fazer o que falei do que vc se desviar do seu trajeto, bem contando com esta é quinta vez que tu promete a visita, mas tudo bem, fica chato insistir, não insisto mais.Bom carnaval.