quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Um vídeo sobre Spinoza

Passado o carnaval - com a vitória do meu Salgueiro - e a semifinal da Taça Guanabara - com a derrota do meu Flu -, não pude deixar de compartilhar um achado: um vídeo no You Tube sobre Spinoza. É só ir ao You Tube e pesquisar "Espinosa o apóstolo da razão". O vídeo é dividido em seis partes de alguns poucos minutos.
Querem forma mais rápida de travar contato com a vida e o pensamento do luso-holandês? Peguem a pipoca e divirtam-se!
P.S.: Três pequenas correções: 1) o nome que aparece na legenda "Binto", do áudio original em inglês, na verdade, é "Bento" (o mesmo que "Benedito"), que corresponde ao português "abençoado", do hebraico "Baruch"; 2) a "excomunhão" de Spinoza, originalmente ocorrida em 1656, é descrita no vídeo como acontecendo em 1659; e 3) o áudio se engana - apesar da legenda corrigir - ao informar que a Ética foi publicada em 1667, quatro meses após a morte de Spinoza, que, na verdade, ocorre em 1677.

6 comentários:

Anônimo disse...

Bom Dia , uma dica , se bem que vc não deve ter feito não por desconhecimento de causa, mas sim por uma questão de siscitar no visitante a curiosidade de pesquisar na internet , no caso o you tube, mas tem como linkar no seu comentário o video ,caso queira poupar os outros do trabalho de ir ao youtube é só colocar o video como anexo no seu post, hehehehehehehehe, Bem sobre o Flu, Fred chegando, jogadores Brigando e dizem que a Diretoria também, pois há grupo interessado que a grana do patrocinador passe pelas maos deles , ao inves do investimento direto no futebol do Clube, sinceramente sabendo quem é o atual grupo politico e o que quer a modificaçao da forma de entrar o dinheiro, ser do mesmo grupo politico atual, mas com interesses que não passam necessariamente pelo futebol do Clube e sim para investir em piscinas,saunas e churrasqueiras e se sobrar algum , nada de investir em futebol, pois não gostam do mesmo e pasmem Torcem para o Vasco e não para o Flu, deixa continuar do jeito como está, hehehehehehehehe.Eu deveria realmente entrar para a Politica do Flu, sei tudo de bastidor do Tricolor e nem vou lá, imagina se frequentasse, hehehehehehehehehe.

Maria disse...

Senhor Mundy!!!
vai o endereço do filme de Espinosa. para quem não gosta de filmes às pinguinhas neste endereço tem o filme na sua íntegra.
http://video.google.com/videoplay?docid=-4872037757063193495
Já agora também há o filme de Lutero de quem o Ricardo tanto gosta. Este aos pedaçitos e dobrado em português do Brasil(pessoalmente gosto mais de filmes legendados, como o do Espinosa mas...)http://www.youtube.com/watch?v=5Dn33_2IGrY
Bem e um bom dia para si.
Maria

Maria disse...

Senhor Ricardo!
Obrigada pela dica. Estou a gostar imenso(vi as 3 primeiras partes). E como uma coisa puxa outra fui ver se havia o filme de Lutero de que o senhor tanto gostou e tanto fala também e há.
Quanto aos “erros” que o senhor apontou podem ser fruto de haver alguma dúvida e da fonte onde a pessoa que escreveu o guião usou ter sido outra das suas. Até porque me parece que o filme está bem documentado e erros desses são erros crassos demais para serem feitos por falta de conhecimentos .
Há na História muitos exemplos desses, onde acontecimentos históricos aparecem com um data nuns e com outras datas noutros.
Uma coisa me intrigou. Porque escreverá o senhor Ricardo Spinoza , como os ingleses, e não Espinosa como era realmente o nome dele? Pensei que fosse aí no Brasil que escrevessem assim, mas a legendagem é em português brasileiro e escrevem Espinosa.

Maria disse...

A minha precipitação e pressa em escrever leva-me sempre a cometer erros. Geralmente de pontuação, mas nem sempre...Então lá vão as correcções
Onde se lê "a pessoa que escreveu o guião usou ter sido outra das suas." Deverá ler-se " a pessoa que escreveu o guião usou ter sido outra DIFERENTE das suas" e onde se lê "Porque escreverá o senhor Ricardo Spinoza " deverá ler-se "porque escreverá o senhor Ricardo - Spinoza"

Ricardo disse...

Respondo primeiro ao Mundy (invertendo o famoso "Primeiro as damas").
O nosso Flu começou bem e acabou não jogando nada contra o Foguinho. Acho que está "faltando pernas" para o segundo tempo.
Quanto à chegada do Fred, se o resto continuar com esse joguinho, precisaremos de mais uns cinco "Freds".
Sobre a diretoria do Flu... realmente estranho muito haver um número tão grande de vascaínos "entre nós". Está na sua hora de entrar lá. Rssss.

Ricardo disse...

Para Maria, agora.
Obrigado pela indicação do filme inteiro. Assim fica muito melhor.
Sobre os "erros", infelizmente, eles são erros mesmo (sem aspas). É lógico que existem datas controversas. Uma que diz respeito, indiretamente, à história de Spinoza, por exemplo, é a da morte de Uriel da Costa. Alguns estudos indicam que ele teria morrido aos oito anos de Spinoza, enquanto outros dizem que isso se deu aos quinze anos do nosso querido mestre - ou seja, há divergências entre 1640 e 1647. Entretanto, no que diz respeito às datas em questão, não há dúvidas. A excomunhão de Spinoza foi em 1656 e sua morte em 1677. É verdade que, quanto à morte, há diferenças no dia - entre 20 e 21 de fevereiro.
Também achei o filme rico em detalhes, mas se formos pesquisar entre dez manuais de Filosofia, nove nos indicarão as datas que registrei.
Sobre o nome de Spinoza... colocarei um post.