quarta-feira, 22 de abril de 2009

Até tu, Gabeirus?


Não estranho mais ler sobre escândalos no governo brasileiro... em qualquer um dos três Poderes. Mas... algumas figuras, para mim, talvez por muita ingenuidade, ainda me parecem merecer alguma deferência. Esse ERA o caso do Gabeira.
Entretanto, no rastro da última acusação contra o Congresso, a qual indicava que nossos representantes em Brasília usavam o dinheiro público para pagar passagens aéreas de modelos, artistas e familiares, vejo surgir o nome de Fernando Gabeira (deputado federal pelo PV-RJ).
Fui, então, ler o que nosso representante dizia sobre a acusação e... a emenda saiu pior do que o soneto.
Consta no jornal O Dia que ele disse que "possivelmente" duas passagens de sua filha teriam sido pagas pelo Legislativo. Mas, depois, a coisa foi se aclarando. O jornal indica que "Gabeira lamentou ter sucumbido à tradição brasileira que confunde público e privado".
Estranhei duas coisas, na continuação da matéria. A primeira foi a declaração de Gabeira ao dizer "A primeira reação que recebi foi o comentário cínico 'Ninguém escapa'". Comentário "cínico", deputado? V. Exa. sabe o que quer dizer "cínico"? No dicionário da Academia Brasileira de Letras está registrado que "cínico" é um "transgressor das convenções sociais, desavergonhado...". Quem é mais cínico/desavergonhado, o sujeito que fez o comentário ou V. Exa.?
A segunda coisa que estranhei foi a preocupação do nobre deputado - indicado como "reserva ética do Congresso" pelo jornal - com a sua "arranhada imagem", dizendo "Não acho que isso vai ser rapidamente superado".
Uma coisa boa - Ufa! -, quando leio que "Gabeira pretende revisar hoje os bilhetes emitidos por seu gabinete". Mas... depois da porteira arrombada é que se coloca o cadeado!
Vale, então, a charge do jornal Extra, de 16 de abril, de autoria do cartunista Leonardo, que coloquei acima.

2 comentários:

mundy disse...

Olha Compadre , apesar de nas últimas eleições ter votado no Gabeira, por falta de opção no RJ, ele nunca me cheirou bem, é o tipico politico com awuele jeitinho low profile, que encanta as elites com seu discurso intelectual e liberal, tanguinha de Praia cavada e a favor da liberalização da Maconha, o nobre deputado é o preferido dos mauricinhos e patricinhas da zona sul carioca, já na campanha para prefeito deu escorregada ao bater de frente com a Politica Lucinha, que tem base eleitoral nas camadas mais pobres, acabaram se acertando, pois algum apromessa de campanha foi feita para acalmar a ofendida Lucinha, como se Politico se ofendxesse com algo anão ser, quando não pode tirar alguma vantagem, entao amigo eu não sou chegado a Politicos em geral, a Heloisa
Helena é outra que tinha quele discurso inflamado, mas também dizem é chegado numa boquinha livre, agora o Delegado Protogenes que só fez cagada na investigação do Daniel Dantas, pode sair candidato pelo PSOL, a raivosa Luciana Genro que cobra tanta decencia dos nossos governantes, também estava neste esquema das passagens, chego a conclusao que tá todo mundo é muito P da vida com o vazanmento das benesses do Fa
bio Faria, pois em realidade pode ser da direita ou da esquerda do Centro ou Não, mas politico brasileiro gosta de mamar nas tetas Governamentais e de preferencia usando dinheiro do Povo ,então amigo este país tinha que fechar para Balanço.

Ricardo disse...

Você tem razão, compadre. O Gabeira é o político que os intelectuais e a high-society apreciam. Mas ele teve que agradar mais do que à classe alta para ter quase 50% dos votos do Rio. É bem verdade que o povo daqui tem mania de ser "do contra". Ou seja, os favoritos não se dão bem aqui, sobrando mais espaço para os "alternativos. Parece que esse foi o caso do Gabeira.
Mas... independente de quem ele agradasse, não se pode negar que seu mandato ficou engrandecido pela discussão com o ex-presidente da Casa, cobrando um comportamento mais ético deste último.
Outro aspecto em que você está coberto de razão é quanto ao deslize com a Lucinha. Aquele fato já havia pego muito mal. Ali, talvez, eu já tivesse que ter "despertado do meu sono" e percebido a falta de sinceridade do Gabeira.
Outra que estava "bem na fita" era a Luciana Genro, que até brigou com o pai - petista -, a fim de defender sua "ideologia". Mas... é outra que participa da "farra das passagens".
Enfim, só nos resta esperar para ver onde isso vai acabar. Pelo voto, eu não acredito. Teria que ser uma "mexida" maior. Como qualquer solução para problemas muito profundos é sempre traumática, espero que consigamos o melhor, sem muita "dor".