quarta-feira, 15 de abril de 2009

Casa do Saber (2)

Segunda-feira tive aula sobre Heidegger e Sartre. A comparação do "Existencialismo" de ambos foi bastante interessante. Já que registrei bastante coisa, depois divido com os amigos.
Quero comemorar a entrada de mais um "seguidor" no blog - eita, expressão feia! Fico parecendo um líder religioso. Rsss.
O rapaz só entrou meio de pé esquerdo em virtude do time de futebol. Mas nem tudo é perfeito. Por outro lado, parece que Heidegger vai se presentificar através de um interlocutor mais qualificado.
De minha parte, abraço o novo companheiro e fico ávido para aprender mais sobre o alemão da Floresta Negra.

8 comentários:

Deia Mundy disse...

Salve nosso guru "mestre Ricardo" - hehehe

Are baba!!!

mundy disse...

Bem sobre Martin Heidegger, nada poderei escrever, pois sobre ele nada sei, mas aguçado por curiosidade que meu cumpadre dos bons e tricolor e seu seguidor Julio que parece me ser boa persona, mas com um defeito apenas de ser torcedor do Rubronegro, heheheheheh, desculpe me pela intromissão, mas como dizia nada conheço do pensador, pois sou um iletrado literário , mas como dizia antes , curioso que sou, fui a pesquisa sobre Heidegger e trancrevo esta frase que comprova a genialidade do mesmo "A angustia é disposição fundamental que nos coloca perante o nada"
Bem atrevo me a pedir ao meu Cumpadre que interprete o pensamento para mim, para depois analisando sua resposta e pensando sobre o que achei da frase, eu possa tentar argumentar com alguma base, fica feito o convite para o Nobre e caso o Julio queira falar algo, também será de enorme prazer conhecer a análise.

Maria disse...

Primeiro de tudo gostaria de dar as boas vindas à Cecília e ao Júlio. Embora o blog seja do Senhor Ricardo é como se fosse meu também um pouquinho porque o acompanho desde quase o primeiro momento. Embora minhas áreas sejam outras gosto de ler o que Ricardo e seus amigos escrevem e quanta mais “celeuma” houver melhor.
Quanto ao futebol nem pensar nem em ler nem a acompanhar ainda mais que o Porto perdeu contra o Manchester ainda por cima com um golo do Cristiano. Quem duvidou da escolha para o melhor jogador do mundo deveria ver o golaço que ele ontem marcou quase do meio campo…carambas…não poderia ter sido um pouco mais patriota?
Quanto ao assunto do Brasil, lembrei-me que na faculdade estudei a carta do achamento do Brasil ou a carta de Pêro Vaz de Caminha. Se o senhor Ricardo tiver um tempo…Como ando muito ocupada ainda não a fui ler. Penso que falará lá da ilha sim. Quanto a Santa Cruz nunca tal ouvi/li, mas já há mais de 25 anos que li a carta.
Que tenha um resto de dia feliz. O meu terminará, se tudo correr bem, da melhor forma, com a presença do Dionísio…mais uma ida ao teatro. Engraçado…do Dionísio só não gosto da forma que o senhor adora…das bebidas…rs
Maria

Ricardo disse...

Como papai me deu educação, sigo o imperativo "Primeiro as damas!". Por isso, respondo inicialmente à Deia Mundy.
Nem mestre e muito menos guru, Deia. Mas aceito o título de "o curioso dos curiosos". E, para piorar, aquele curioso que gosta de compartilhar o que ainda nem sabe direito. Rsss.
Mas, quem sabe um dia, eu não aprenda, pelo menos, o "básico" para explicar aos amigos.
Ah... puxe a orelha do seu marido pelo "pequeno" não estar brincando com o carrinho que vem dentro do ovo de Páscoa que comprei e cheguei a colocar na mão do seu dileto esposo. O sujeito disse que viria buscar outro dia e... até hoje, o menino não comeu o ovo do "tio Ricardo".

mundy disse...

Sendo bastante galhofateiro, que mané de negócio é esse de meu pequeno ainda não ter comido o ovo do Tio Ricardo, filho meu não come ovo de ninguém, ele degusta sim Ovo de Pascoa e de chocolate , hehehehehehehehehehe.Brincadeiras a parte , vou ligar e marcar de ir a sua Casa entregar a lembrança da Lindona e pegar a do Bonitão.

Ricardo disse...

Agora para o "adiador de entrega de ovos de Páscoa", vulgarmente conhecido como "Mundy".
Agora que temos um "especialista" no "Schumacher da Filosofia" - afinal, o Heidegger era especialistérrimo no que fazia, como o alemão das pistas -, talvez fique mais fácil debater sobre o "cara".
Eu quero, inicialmente, dizer que há uma "linha" da Filosofia chamada "Filosofia Clínica" que parece ser muito interessante, por lidar com os problemas existenciais de cada indivíduo. É bem verdade que ela não é aceita por muitos, mas é uma alternativa a terapias psicanalíticas usuais. O que me parece mais interessante é que o indivíduo é mais ativo diante de seus problemas.
Disse isso para informar-lhe que o pensamento de Heidegger é um dos prediletos quando se fala em Filosofia Clínica.
...
Eu estava respondendo, mas achei que o comentário iria ficar muito grande. Portanto, transformei-o em um post.
Espero que você leia e que, junto com o novo amigo Júlio, possa tecer comentários.

Ricardo disse...

Para nossa querida Maria, agora.
Até onde aprendemos, aqui no Brasil, a primeira impressão dos portugueses foi ter chegado a uma ilha e o nome que teriam dado seria "Vera Cruz". O "Terra de Santa Cruz" só vem num segundo momento. Não será difícil achar outras fontes com essa indicação.
Sobre o Cristiano Ronaldo - aliás, justamente escolhido o melhor do mundo, visto que os melhores brasileiros tiveram problemas. Rsss -, realmente o gol foi demais.
Por último. Vejo Dioniso (há divergências sobre o uso de "Dionísio") como o caos diante da ordem apolínea. A bebida, como o amor e a alegria, faz-nos "libertar" um pouco do nosso "superego" ordenador apolíneo. Portanto, podes continuar bebendo "sumo d'uvas", em vez do vinho, e mesmo assim lançar-te no "além do bem e do mal" dionisíaco, através da paixão ou da alegria provenientes do teatro.
Nietzsche dizia que a decadência do teatro começou com Eurípedes, pela sua aproximação ao apolíneo Sócrates. O que pensas disso?

Ricardo disse...

Ok, Mundy... você privou o pequeno de "degustar o ovo de Páscoa de chocolate dado pelo tio Ricardo". Ficou melhor assim, compadre? Rsss