quinta-feira, 30 de abril de 2009

Veríssimo filósofo

Quem achou que só iria rir com as citações ao Luís Fernando Veríssimo descobrirá que o gaúcho tem lá suas tiradas filosóficas.
Vejam essa:
"Todas as opiniões sobre o gênero humano são suspeitas, porque são de gente. É impossível ser completamente objetivo sobre a própria espécie.
Mesmo as opiniões mais negativas sobre o ser humano têm esta falha de origem: são de seres humanos. O misantropo odeia os outros porque não correspondem ao seu ideal do que pode ser a Humanidade; o cara que se odeia também se julga por um parâmetro exaltado do que signifcaria ser um bom membro da sua raça. Portanto, nem a autocrítca humana é confiável.
Quando nos elogiamos, então, falta-nos a mínima credibilidade. Não temos o distanciamento indispensável; não temos a isenção necessária; não temos a segunda opinião".
Aliás, um problema sério da Teoria do Conhecimento é que nunca temos uma "segunda opinião" de um ente totalmente diverso de "nós". Temos apenas uma opinião de um outro "nós". Com isso, limitamo-nos a conceber a verdade da realidade apenas como uma versão que compartilha de certa "regularidade intersubjetiva".

Nenhum comentário: