terça-feira, 28 de abril de 2009

Nova ortografia

Eis que já começaram a aparecer os livros de Filosofia publicados sob a vigência da Nova Ortografia. Essa é a boa notícia. Mas... melhor notícia ainda são os títulos das publicações: "Compreender Heidegger", de Marco Antonio Casanova, e "Os filósofos - Clássicos da Filosofia - Volume III, de Ortega y Gasset a Vattimo", organizado por Rossano Pecoraro, ambos pela Editora Vozes.
Aliás... a Editora Vozes está batendo recordes de boas publicações filosóficas. Parabéns!
O primeiro é da série "Compreender ...", que conta com textos sobre Spinoza, Nietzsche, Kant, Sartre, entre vários outros. Gostei muito dos que li até agora. O trabalho é muito sério, não se limitando a um texto superficial. E agora temos o prazer de encontrar mais um amigo spinozano - título do qual não tenho certeza que ele gostasse muito. Rssss - que é Martin Heidegger. Apenas comecei a ler o texto, não podendo apresentar muitos comentários. Fato é que eu sempre tenho que fazer um esforço tremendo para entrar naquele pensamento que deveria ser "automático"; afinal, o entendimento do Ser, segundo Heidegger, já está presente em nós de forma pré-racional. Mesmo assim, eu encaro os Daseins, os quais não formam uma "espécie" com o atributo da "daseinidade" em comum. Esse Heidegger é muito engraçado, mesmo. Fico pensando, então, como Heidegger consegue falar tanto dos Daseins, se eles são tão particulares e únicos...
Mas isso é para outro post.
O segundo título pertence a outra coleção, que já tinha dois volumes anteriores - o primeiro, de Sócrates a Rousseau, e o segundo, de Kant a Popper. Essa segunda publicação vem em parceria com a Editora PUC Rio, sendo os textos de especialistas brasileiros em cada um dos filósofos.
A apresentação é sempre feita segundo a seguinte divisão: O filósofo e seu tempo; a Filosofia de "nome-do-pensador" (que é a parte mais extensa); conceitos-chave; percursos e influências e, finalmente, as obras do pensador.
Desse, só li alguns filósofos específicos. E, que Spinoza não nos leia, não vi o texto sobre ele ainda - Xiiiiii! Se ele souber disso, tira o nome do blog! Rssss

Um comentário:

Júlio disse...

Ricardo, estou indo comprar o do Heidegger correndo!
Ei Ricardo, onde estão as anotações que vc prometeu das aulas? Coloca aí pra gente ver.
SDS.