segunda-feira, 27 de abril de 2009

Emmanuel Lévinas

Por necessidade do curso que ora faço, na Casa do Saber - como já contei em posts anteriores -, comecei uma leitura sobre Emmanuel Lévinas. Este pensador lituano - nascido em 1906 e falecido em 1996, que frequentou os cursos de Husserl e Heidegger, em Freiburg - não me parece ser uma leitura fácil. Achei muito interessante sua opinião de que a ética - e não a metafísica - seria a "Filosofia Primeira", mas há conceitos utilizados por ele que não tornam a ética uma coisa tão imediata quanto pensa o senso comum. De qualquer forma, continuo às voltas com seu pensamento, sempre aprendendo algo, ainda que não seja para aprofundar-me tanto. Afinal, ainda penso que o desenvolvimento de uma ética pressupõe um estudo do homem que precisa ser apoiado na e pela metafísica... ao velho estilo spinozano.
Escrevo, entretanto, para registrar uma frase de Lévinas que mostra bem o destaque que é dado ao "Outro" em seu pensamento: "A liberdade do Outro começa onde começa minha liberdade".
Ou seja, ao invés do primado do "eu" (que ele chama de "Mesmo") sobre o outro, o que existe é uma "simultaneidade" de importância... e de liberdade. Desta forma, aquela máxima do Direito de que "o direito do outro começa onde termina o meu" só é válida sob uma óptica egóica... e egoísta. Na verdade, o direito do outro começa onde começa o meu, enquanto ambos se "co-limitam" simultaneamente.
Talvez se a humanidade desse mais importância ao "A liberdade do Outro começa onde começa a minha liberdade", pensando menos "juridicamente", vivêssemos melhor.

3 comentários:

Júlio disse...

Ricardo, sou totalmente analfabeto no Levinas. O que vc estudar vai colocando pra gente.
Eu gostei da frase dele. Acho tb que só vamos mudar o mundo mudando o que pensamos das nossas relações no mundo, não importa se com pessoas ou natureza. Estamos perto de acabar com a natureza e com outros seres, por causa da nossa falta de respeito por tudo.
Vc e o Mundy não falam mais sobre futebol? Viram o meu Mengão foi pra final? Ontem a gente só fez um treino. mas o jogo que vem é pra valer.
SDS

mundy disse...

Julio meu nobre não falo de futebol , porque quando numa final estejam envolvidos Fla e Bota, podemos esperar tudo menos futebol, dois times horrorosos , ontem queria dormir no intervalo de tao ruim que era o que praticavam em campo Fla e Bota, eu aconselharia ao Amigo ligar para o KL e pergunar o quanto ele está pagando para aquele Emerson Zagueiro marcar tantos gols para o Fla, pelo jeito o Cara que veio da Arábia dizendo amar o Fla não é o péssimo Atacante do Fla, mas sim o Horrível zagueiro alvinegro, cada vezx que ligo a TV e vejo o pessoal enaltecendo tantos perebas como os 22 de ontem , é que começo a ficar preocupado com o nível de nossos times, quando vejo Ronaldo Gorducho com 120 kg ganahndo na corrida de zagueiros de 80 kg é que entendo como nosso futebol tá uma porcaria, hehehehehehehehehe.

Clara Maria disse...

Ricardo, a Sara enviou-te um SOS, se puderes ler e ajudar só podeei agradecer.
Abraços
Maria