terça-feira, 27 de janeiro de 2015

"Liberdade de expressão, mas sem ofender"


  A frase que dá título ao post é do papa Francisco. O problema é que o conceito de "ofensa" é subjetivo. A mim, por exemplo, não ofende nada dizer que Jesus foi casado, e teve filhos, com Maria Magdalena; nem fazer uma ilustração do profeta Maomé; nem ao menos dizer que o mundo não veio da divindade grega Chaos, e sim do Big Bang. Agora, dizer que o Fluminense deveria ter jogado a segunda divisão do Campeonato Brasileiro de 2014, isso ofende muito!
   Vou logo avisando ao Charlie Hebdo que se ele fizer uma charge do Fluzão jogando a segunda divisão, eu vou perder a cabeça...  e pedir a censura dos desenhos. Rsss.

2 comentários:

Clara Maria disse...

Ahahahahah, nada como uma boa gargalhada para começar o dia se bem que o tema é muito sério.
Um abraço, Ricardo e não, não desapareci...ainda. Há momentos que a vida é que toma as rédeas e nos mostra que tudo é uma ilusão, tudo é impermanente (sim, ando a ouvir demasiado o meu maridão que neste momento encetou um curso superior de budismo...).

Ricardo disse...

Querida amiga:
Que bom tê-la conosco.
Sobre o "tudo é uma ilusão", eu não sei... mas certamente a percepção de permanência é ilusória. Contudo, não precisamos ser hinduístas ou budistas para reconhecer isto, basta acompanhar o pensamento de Heráclito de Éfeso.
Obrigado pelo comentário, mas sobretudo pela presença.
Grande abraço.