quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

"Pensadores da Nova Esquerda"


   Ainda na mesma revista Veja citada ontem, há uma matéria dedicada ao lançamento no Brasil - a publicação original se deu em 1985... Só trinta anos de atraso! - do livro Pensadores da Nova Esquerda, de Roger Scruton, pela É Realizações.
   Revela-nos a matéria que se trata de uma série de artigos do filósofo Roger Scruton - tão conhecido dos spinozanos por sua introdução à filosofia de Spinoza, publicada pela Loyola - analisando quatorze "intelectuais esquerdistas". Apesar do interregno entre a data da publicação original e a brasileira, o autor da matéria, Eduardo Wolf, garante que "o livro carrega uma triste marca de atualidade: um bom punhado das ideias e dos autores esquerdistas nele examinados ainda anima um estilo de pensamento anêmico de conteúdo e vitaminado de doutrina que segue dominante nas áreas de humanidades da academia e na vida intelectual no Brasil".
   O artigo comenta ainda - não sei se tomando o livro de Scruton como fundamento - gestos "incômodos" de alguns pensadores de esquerda, como o fato de o americano Noam Chomsky ter ridicularizado os relatos de massacres perpetrados pelo Khmer Vermelho, no Camboja, no final da década de 70; ou o orgulho do húngaro György Lukács em ter ajudado a "varrer da universidade" professores não comunistas; ou ainda a admissão, somente no final da vida, por parte de Jean-Paul Sartre, de que ele mentiu sobre as atrocidades que comprovou na União Soviética, quando lá esteve em 1954.
   Vale a pena conferir! Eu já encomendei o meu.

Nenhum comentário: