terça-feira, 19 de maio de 2009

Aula sobre Aristóteles

Dia 18, ocorreu a última participação do professor Fernando Muniz no curso "Os pensadores", da Casa do Saber. Sua aula foi sobre Aristóteles. Só para antecipar o clima da aula, cabe registrar que, ao final, os alunos aplaudiram o professor.
Além de verdadeiro conhecedor do pensamento platônico e aristotélico, Fernando Muniz é dono de grande simpatia e carisma. Suas aulas são pontuadas por "paradas reflexivas" estratégicas, que ele faz lançando um misto de pergunta-desafio-afirmação. Além disso, ele usa, em determinados momentos, de um tom "divertido", que alivia a tensão de encarar de frente um determinado filósofo com pensamentos pesados. Gostei muito. Melhor ainda é que o homem é professor da Universidade Federal Fluminense e, se tudo correr bem, é para lá que eu vou, quando for a hora do meu tão esperado curso de Filosofia.
Agora... chega de "puxa-saquismo", e vamos ao comentário sobre o curso. Rsss.
Como alguns já sabem, sou fã incondicional de Aristóteles. Portanto, era mesmo de se esperar que eu já tivesse lido muito sobre ele. Com isso, não posso dizer que houve muitas novidades no que ouvi. Aprendi mais sobre determinados termos em grego que são traduzidos de forma meio "reducionista". Mas eu diria que a afirmação que mais me marcou na aula é a que Fernando Muniz resumiu nessa frase : "Aristóteles é o filósofo de Ética mais importante dos nossos tempos".
Embora o professor tenha abordado várias facetas do pensamento aristotélico, a ênfase foi na Ética. Isso, porque ele acredita, como a frase anterior demonstra, que o Estagirita não tem uma ética ultrapassada, mas plenamente atual, que nos coloca constantemente para pensar nossa vida... e, principalmente, para pensar se nossas ações são conformes com nossas crenças. Porque justamente aí está a possibilidade da eudaimonia, que traduzimos por "felicidade".
E, como dizia Sócrates: "Uma vida que não é analisada não vale a pena ser vivida".
Acho que esse assunto valerá mais posts.

Um comentário:

Júlio disse...

Ricardo, vc está devendo a ética do Spinoza e vem falar da ética do Aristóteles? Aí eu paro de ler o blog. É de brincadeira!
Mas eu li outro dia que vc estava preparando algo pra mim sobre o Spinoza. Cadê a postagem sobre isso? Perdi alguma coisa?
Já que vc disse que é fã do Aristóteles, eu queria saber se há alguma semelhança entre as éticas dele e do Spinoza. Porque eu já entendo melhor o Aristóteles. Aí daria para usá-lo como 'atalho' pro Spinoza.
Esperando ainda.
SDS.