sexta-feira, 29 de maio de 2009

Casamento vs. Filosofia

Eu postei ontem aquela dos "causos" filosóficos sobre casamentos. Fui investigar os filósofos mais antigos a fim de eliminar essa má reputação do casamento junto aos filósofos.
Lembrei, de pronto, que Aristóteles foi casado, tanto assim que dirigiu um escrito ao seu filho, "Ética a Nicômaco". Se bem que não tenho informações sobre seu casamento.
Depois, veio-me à cabeça Marx, sobre quem eu já até escrevi, num registro do amor pela sua esposa. Biiiingo!
Se considerarmos Freud um filósofo - o que, na minha opinião, ele também foi -, teremos mais um exemplo de bom casamento. Outro ponto!
A coisa começou a ficar difícil... apelei, então, para a internet. Não tive muito sucesso. Minha busca terminou em uma frase de Nietzsche: “Um filósofo casado só pode ser personagem de comédia, e mesmo Sócrates só poderia ter se casado ‘por ironia’” - no que Nietzsche apela para um traço muito destacado na sua filosofia, que era a ironia.
Voltei, portanto, quase ao começo. De qualquer forma, continuarei procurando. Quem puder, que me ajude. Mas não valem esses mais contemporâneos. Aí, não tem muita graça.

Nenhum comentário: