quarta-feira, 6 de maio de 2009

Derrida

Achei muito bonita a ideia de Derrida sobre a necessidade de uma radicalização dos movimentos que tentam corrigir as polarizações que assumimos no Ocidente. O exemplo dado pelo professor Rafael Haddock-Lobo foi o do par homem-mulher. A sociedade machista supervaloriza o polo masculino e conceitualiza mulher como "aquilo que é não-homem". Aliás, isso é comum nas polarizações - o louco é o não-normal, o bárbaro é o não-educado, etc.
Continuando o exemplo, foi discutido o movimento feminista, que, em meio à defesa dos direitos de um grupo de pessoas, acabou por instituir a troca do polo mais importante para a mulher.
Derrida dizia, então, que a luta das mulheres era importante, mas que não adiantava regozijar-se com as conquistas de empregos iguais, salários iguais, direitos iguais, apenas. Enquanto ainda se precisasse discutir direitos de homens e mulheres, a guerra não estaria vencida. Era necessário, isso sim, que não houvesse mais a discussão comparativa entre homens e mulheres, mas que se falasse apenas de pessoas. O importante é que todos tenham direitos iguais, independentemente de serem homens ou mulheres e negros ou brancos.
Outro fato interessante é que Derrida dizia que ele assinaria qualquer documento de defesa de direitos de pessoas, desde que essa defesa não fosse absorvida por um grupo e virasse um "movimento". Isto porque, ao se transformar em movimento, essa defesa de direitos acabaria por eleger verdades a defender, perdendo-se, então, como uma repolarização da relação, apenas com troca do polo supervalorizado.

2 comentários:

mundy disse...

Boa Noite, bem não vou entrar para falar de Derrida ou Foucault, mas sim de Sagatiba, que seu filho e meu Afilhado o Ricardinho apreciou com os amigos no ultimo fim de semana, veja como sao curiosas as coisas, lembro me que te expliquei que a Sagatiba é uma Empresa de Aguardente , Pura Cachaça Brasileira, que é mandada a matéria prima a cachaça para os States , que nos revende como manufaturada importada, ou seja o Brasileiro bebe a tal Sagatiba como se fosse aguardente importado e por isso chega a pagar em alguns lugares a bagatela de 80, 00 , pois os nossos Brasileirinhos adoram fazer caipirinha com a Sagatiba importada do EUA, bem meu amigo e compadre a tal SAGATIBA nada mais é uma grande jogada comercial de um Americano muito do bom de negócio que experimentou um monte de Caipirinhas em visita ao Brasil, e simplesmente registrou SAGATIBA como Marca e como se fosse uma bebida made in EUA, mas nada mais é do somente engarrafada , visite o site caso tenha curiosidade www.sagatiba.com.br, não se espante ao entrar lá, pois vc entra como com.br , mas é redirecionado para o site e sagatiba.us e lá tera toda explicação da Marca em Ingles, nada de Portugues , somente o TErmo Sagatiba cachaça pura, o resto é tudo em English e pasme vc o site tem Trilha sonora do seu idolo SEu Jorge, hehehehehehehehehe.Vai Lá, hahahahahahahahahaha.

Ricardo disse...

Meu querido amigo Mundy:
Começo dizendo que fiquei impressionado com a sua cultura "alcoólica".
Estou brincando... sua cultura é vasta mesmo. Até comentei, aqui em casa, que você me deu explicações desde a van da "M. esqueci-o-resto" - passando pelo preço do carro, a história da empresa e a política de contratações - até a cachaça Sagatiba.
Sobre o site, irei verificar, sim, só por curiosidade.
Agora, sobre a trilha sonora... gosto tanto do Seu Jorge quanto gosto do produto em questão no site, ou seja, nada! Rsss.