sexta-feira, 22 de maio de 2009

A ética spinozana

Meu amigo Júlio já cobrou mais de uma vez o assunto "ética spinozana". Não é fácil falar sobre isso em um post... aliás, nem em vários. Rsss. Decidi, então, ir lançando posts, numa tentativa ousada de aproximação ao pensamento de Spinoza. Esses posts, sem pretensão de serem algo tão profundo, podem ir ajudando a explicar o livro "Ética", do Spinoza, e a nos esclarecer um pouco da sua visão de ética.
O primeiro, então, começa assim...
O livro "Ética" não é uma coletânea de regulamentos morais, como poderia passar pela cabeça de alguns. Ele é um tratado, escrito ao longo de vários anos, que demonstraria, portanto, o pensamento mais maduro do luso-holandês, versando sobre vários temas, como metafísica, epistemologia, psicologia e ética.
O tratado é dividido em cinco partes, mas os títulos de cada uma podem enganar um pouco o que se espera do conteúdo.
Spinoza abre a primeira parte falando da "causa sui". O que é isso? Ele explica que é aquilo que é causa de si mesmo. O conceito pode parecer meio estranho, mas na verdade expressa algo que não tem causa, o incausado. Esse conceito é importante porque acaba com uma possível cadeia infinita de causalidade, o que implicaria um desconhecimento de tudo; afinal, para Spinoza - como já o tinha sido para Aristóteles -, conhecer é conhecer pela causa.
Dito isto, poderíamos pensar nesse incausado como Deus. É verdade... e Spinoza faz uma aproximação desse tipo. O problema - para os teístas - é que Spinoza despersonaliza esse incausado através do conceito de Substância (com "S" maiúsculo). O termo latino "substantia" é muito apropriado, já que indica aquilo que está "sob" o "lugar" que vemos. A substância é, portanto, o apoio que subjaz ao ente. Aristóteles já tinha percebido que todos os entes têm "algo" que é o seu fundamento, que está sob tudo o que se manifesta a nós. Esse algo seria, para Aristóteles, a substância dos entes. Spinoza dá uma dimensão maior a esse "algo", já que ele fundamenta o Todo, chamando-o de "Substância".
Fico por aqui... por enquanto.

2 comentários:

Júlio disse...

Ricardo, ainda bem que vc começou a cumprir a sua promessa. Mas não para por aí não. Até porque eu não entendi como o Spinoza vai chegar à ética partindo da tal 'causa sui'. Isso me parece muito geral para falar de cada homem, e da ética que ele seguiria.
SDS, de um eliminado para outro.

Ricardo disse...

Júlio:
Tenha paciência. Conforme eu disse, esse é só o começo.
Quanto à eliminação, torçamos agora pelo Vasco. Rsss