sábado, 5 de dezembro de 2009

Aos enófilos

Há muito que não escrevo algo sobre vinhos nesse espaço, embora saiba que alguns dos amigos do blog sejam, como eu, enófilos.
Pois então, lá vai uma notícia que é motivo de orgulho para nós, brasileiros.
Deu no Jornal do Brasil: "O Miolo Reserva Merlot 2008, produzido no Vale dos Vinhedos (RS), pelo Miolo Wine Group, recebeu Medalha de Prata no Mondial do Merlot 2009 - principal evento de avaliação da variedade, no mundo -, que rolou mês passado, em Lugano, na Suíça. O Vale dos Vinhedos tem se consagrado como terroir ideal para o cultivo da Merlot".
Parabéns, Miolo!

7 comentários:

mundy disse...

Faz tempo que nao degusto um bom vinho, alias faz tempo que nao degusto nem uma boa cerveja.Vinho e Cerveja bebo sempre por estar alegre e nao para ficar alegre, o Vinho entao é só para momentos alegres, a cerveja quando ainda estou batendo um papo agradavel me amarro, acredito que esteja na hora de arrumar bons motivos para beber uma cerveja ou vinho.Uma das qualidades que tenho é que nao bebo para esquecer os problemas, pois se fosse assim este ano viveria de porre, bebo para celebrar, confraternizar, ou seja para momentos felizes, o que em 2009 foram poucos dias, conto nos dedos que este ano chegue ao fim, alias nunca quis tanto que um ano se findasse, para 2010 espero bons momentos,que com toda certeza irao acontecer.Agora legal o Premio, mas o meu Grande Irmao Ricardo que me perdoe, mas sou nacionalista numa porçao de coisas , para mim as Cervejas do Brasil sao as melhores, as prefiro sempre em relaçao as Gringas, mas no que diga respeito ao Vinho, nem com todo Premio do Mundo, degusto um miolo, sei que nao estou tao atualizado na matéria enologa como meu Confrade, assim como em outras matérias, mas Vinho caso vc me sirva um antes da Virada, por favor , venha com aquelas suas garrafas importadas, MIolo nem vc pagando a conta, hehehehehehehehehehehehe.

Maria disse...

Senhor Mundy!!
E que tal degustar um vinho português...não , não só o do Porto, mas um dos lados onde nasci, um bom vinho alentejano, que me diz?
Arghhhtttttttttt, vinho? Parece que o Dionísio se esqueceu de me dar essa característica e ...ainda bem Assim olho , brincalhona , para as prateleiras das bebidas alcoólicas porque por nenhuma delas eu morro de encantos. Minha bebida prefeirida é água...Água pura e cristalina que desliza pela garganta e me vai limpando o corpo de algumas asneiras que cometo. Quando festejo faço-o com água...
Quanto ao ano de 2010 ele vai ser mais feliz sim se assim o desejar.
Um abraço
Maria

Ricardo disse...

Caros amigos Mundy e Maria:
Em primeiro lugar, concordo com as motivações do compadre para a bebida: comemoração e bons papos. Ainda acrescentaria que uma cerveja, na beira da praia, num sol "de rachar", nem precisa ser para comemorar, nem para regar um bom papo. Mas como sei que o compadre foge de praias... ficam só os outros dois motivos.
Sobre os vinhos, especificamente, acho que também valem para os dois momentos... e para mais um, ainda, que é acompanhar um bom prato. Aliás, a harmonização de vinhos e comida é uma arte.
Concordando com Maria, acho os vinhos alentejanos os mais gostosos de Portugal. É certo que gosto mais de vinhos frutados do que dos extremamente complexos. Lembro-me até hoje de uma degustação de um vinho do Douro que tinha entre seus aromas o de "suor" e "cheiro de estrebaria". Como é possível deliciar-se com algo assim? Rssss.
Confirmo, então, que os vinhos portugueses que entram aqui em casa são, em sua maioria, provenientes do Alentejo.
Agora, não pude concordar com o preconceito do compadre sobre o Miolo. Existem vinhos da Miolo que são reconhecidos internacionalmente como de qualidade (e nem falarei dos espumantes).
Fico sem entender que lógica um apreciador de vinhos usa para desqualificar uma bebida que ganhou segundo lugar - não sei especificamente a categorização da escolha - num concurso internacional, especificamente daquele tipo de uva.
Acho, no mínimo, uma afirmação insensata, dizer que ele não é bom.
Não tenho motivos específicos para defender esse vinho - até porque não sou fã da uva Merlot -, mas não ouso, sem embasamento, ir contra um juri internacional, num evento específico para a uva.

mundy disse...

Cara Maria atualmente estou tambem na base da agua e agua de COCO, mas aprecio um bom vinho ou cerveja desde que com as devidas moderaçoes e sempre acompanhado de algo para mastigar.Quanto a 2010 sera excelente e 2009 no seu fim também o devera ser.

mundy disse...

Ao meu dileto e fraterno Irmao de tanats jornadas, a minha desqualificaçao que fiz é que os degustadores internacionais podem e sao muito mais qualificados do que eu para votar em Vinhos, ou da bebida de DIOnisio, sou apreciador apenas, nao estudo como vc e os juizes estudaram, mas é lógico que nao nego certo preconceito ao Miolo, nao sou apreciador da Vinicola, até curto um Merlot , mas nao desta Vinicola especificamente, alias no quesito ao Vinho, o nacional nao me causa curiosidade ou vontade de apreciar, prefiro mesmo os estrangeiros neste quesito ao produto nacional, repito o que disse, sento me com enorme prazer quando quiseres para batermos um papo e degustarmos um Vinho, eu tenho uma certa preferencia por malbec ou shiraz, mas experimento todas e as degusto com enorme prazer, é lógico que se me servires um Miolo de que Uva for, por educaçao a degustarei com enorme prazer, ficando entendido que o Prazer maior será de estar jogando uma conversa fora com o Meu grande irmao, do que estar bebendo o miolo, hehehehehehehe.Ontem estive em PENEDO, por apenas algumas horas, mas como Penedo é uma cidade maravilhosa, lógico que deu me vontade de sentar me a mesa de algum restaurante local e pedir uma massa e um Vinho, mas como tinha que voltar ainda ontem, e a LEI SECA me impediria de cometer o ato, fica aqui o Convite de que em Breve possamos ir a PENEDO, eu , Andrea, Vc e Nádia, Paulo e Kátia e Renato e Yakira, e passarmos um sabado e voltando no domingo para podermos nos deliciar com a Cidade e com os vinhos e massas, que tal a programaçao, o convite foi feito , cabe a vcs .responderem

Maria disse...

Senhor Mundy!!!
Gostei dessa energia toda.
Imagino que o vosso Flu tb tenha contribuído para essa alegria..rs
A energia positiva é como o o código postal(aqui)...meio caminho andado para que tudo corra bem.

Abraço
Maria

Ricardo disse...

Compadre Mundy:
Mesmo respeitando seu gosto, acho que o preconceito está falando alto demais. Vejamos, os "Miolos" que você bebeu e não gostou são aqueles simplórios, que visam a um mercado mais popular. Há o chamado "Lote 43", por exemplo, que custa perto de R$ 100, e, dizem, é maravilhoso. Só por curiosidade: é um corte de C.Sauvignon e Merlot.
Já comprei vinhos importados que não são lá essas coisas. Tudo depende de quanto você pretende pagar. Um francês de R$ 50, frequentemente, é pior que um Miolo com esse valor.
De qualquer forma, quando estivermos juntos, para evitar qualquer necessidade de "enganação" sua, servirei um Shiraz ou um Malbec.
Sobre a ida a Penedo, com esse rol de amigos citados é uma boa pedida. Esse ano, certamente, não será possível. Mas pensemos em 2010.