segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Já que o assunto é poesia...

Visto que os dois últimos posts versaram sobre poesia... dou-me o direito de avançar nessa linha.
Desta vez, continuando no "terreno" lusófono, invado as praias da nossa Metrópole, Portugal. E quem me conhece um pouquinho só, não titubeará em dizer que falarei de Fernando Pessoa.
Pois é isso mesmo! E nossa amiga Maria gostará.
Entretanto... espantosamente... não colocarei aqui um dos inúúúúmeros espetaculares poemas pessoanos. Desta vez, para surpresa geral, transcreverei alguns dos aforismos do querido português - todos retirados do livro "Aforismos e afins", publicado pela Editora Companhia das Letras, em 2006.
Lá vão eles:
- "Quando reflito sobre quão reais e verdadeiras são para o louco as coisas da sua loucura, não posso deixar de concordar com a essência da declaração de Protágoras de que 'o homem é a medida de todas as coisas'";
- "Não há normas. Todos os homens são exceções a uma regra que não existe";
- "Os deuses são a encarnação do que nunca poderemos ser";
- "A natureza é a diferença entre a alma e Deus";
- "Sinto, por vezes, um temor espantado das minhas inspirações, dos meus pensamentos, compreendendo quão pouco de mim é meu";
- "Custa tanto ser sincero quando se é inteligente! É como ser honesto quando se é ambicioso";
- "A loucura, longe de ser uma anomalia, é a condição normal humana. Não ter consciência dela, e ela não ser grande, é ser homem normal. Não ter consciência dela e ela ser grande, é ser louco. Ter consciência dela e ela ser pequena é ser desiludido. Ter consciência dela e ela ser grande é ser gênio".

De todas essas magníficas ideias, particularmente, gostei muito desta última!
Depois eu posto outras...

2 comentários:

mundy disse...

Já que o assunto é poesia , meterei meu bedelho em mais uma ssunto que nao domino e nem conheço o bastante suficiente, sou mais chegado a assuntos de segunda linha por aqui, futebol e finanças em geral, apesar de nao ser um bom financista, senao meu 2009 nao estaria tao esquisito, gosto da area e fuço diversos assuntos.Mas voltando ao que interessa que é`Poesia e no post Pessoa, gostei da Ultima parte do ultimo aforismo, no que consiste em se tendo consciencia da loucura e da mesma sendo grande, ser um Genio. Concordo demais com esta frase de Pessoa, pois para mim os genios sao loucos por essencia, e muitos para viver neste mundo atual, demoram a ter sua genialidade compreendida e sao taxados de loucos, e os poucos que conseguem transpor esta barreira e que conseguemn ter sua genialidade reconhecida convivem em sociedade com total harmonia entre os que se julgam normais, bem nao sei se consegui dar lógica a meu modo de interpretar o aforismo, de todo modo , o que me interessa foi ter expressado o meu argumento seja ele lógico ou ilogico, ou melhor racional ou irracional, se bem que de irracional nao teve nada o meu argumento, heheheheheheheheheheheehehe.

Ricardo disse...

Compadre:
Como eu registrei no post, também gostei muito do último aforismo pessoano.
Eu só faria uma ressalva em relação ao seu comentário. Penso que, na verdade, o gênio acaba por não "transpor a barreira" e "conviver em total harmonia" com os ditos "normais". O gênio, ainda que tendo sua genialidade reconhecida - seja lá o que isso quer dizer, em cada caso específico - é sempre um estranho. Pode ser "respeitado", mas é sempre "esquisito". E ele mesmo acaba convivendo "só o suficiente" com os "normais". Acho, então, que o gênio acaba mantendo sempre o seu mundo "à parte".
Mas, isso é só uma interpretação.
Abração.