terça-feira, 29 de dezembro de 2009

O "irracionalismo", segundo Benedito Nunes


Benedito Nunes, em A Filosofia Contemporânea, descreve o "irracionalismo" na Filosofia Contemporânea sob outras persepctivas, que não somente aquela de mera "oposição à racionalidade".
Interessante registrar aqui.
"O que se chama de irracionalismo na Filosofia Contemporânea é, muitas vezes, a não conformidade com a razão apriorística, cartesiana, origem do idealismo moderno, e também discordância com a concepção psicológica de fundo individualista da experiência segundo o empirismo. O irracional é também o nome do teor social, coletivo e impessoal da experiência, como o que decorre do conteúdo ideológico do conhecimento, [...] dos sistemas linguísticos, da tradição histórica ou da simbologia do inconsciente. Pode ser também o lugar filosófico que ganharam certas realidades irredutíveis ao pensamento analítico, como a disposição afetiva, em contraste com a desconfiança no testemunho da consciência de si; é, de qualquer modo, também, uma reação implícita à noção fenomenológica de intencionalidade à transparência congnoscitiva da consciência.
Em resumo, o irracional, quando não é deliberado antirracionalismo de combate, como nas posições de Nietzsche, é o nome provisório de uma nova razão, ainda somente vislumbrada [...] uma razão operante, advogada por Gaston Bachelard, que se constroi com a experiência, construindo o seu objeto".

Colocando assim, dá até para defender parte desse "irracionalismo"!

Nenhum comentário: