quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

"Se eles têm a altitude...

... vocês têm a gente!".
Essa era a frase de apoio registrada pela "mais linda torcida do mundo", no Maracanã.
Essa linda torcida tinha uma missão inglória: apoiar o time do Fluzão para ganhar, por 5 a 0, o mediano time da LDU, que se valeu dos quase três mil metros de altitude para nos "abater" por 5 a 1.
E, com imensa tristeza, registro a vitória do meu querido Fluzão. Normalmente, ninguém se lastima de ter ganho uma partida de futebol. Mas, especificamente neste caso, em que meu time precisava ganhar por vantagem tão "elástica", a coisa ficou difícil. O time jogou com garra. O time merecia até ganhar de mais do que os 3 a 0 de que ganhamos. Mas... não deu!

Se a ideia do blog é ser um diário eletrônico, faço o mesmo que faria com os meus 14 anos, deixando registrada por escrito minha tristeza com o fim da estória, mas não com o time.
Eu, que vi treinarem nas Laranjeiras Rivelino & Cia., ainda não presenciei um título internacional... e já QUASE foram dois, nos últimos dois anos.
Disse Álvaro Oliveira Filho, o comentarista que mais gosto, da Rádio Globo/CBN, que os jogadores nunca esquecerão a beleza da festa da torcida tricolor. E eu emendo: "Nem eu esquecerei!".
Mesmo triste, só posso dizer: Parabéns, Fluzão!


6 comentários:

Diego Viana disse...

Foi realmente lindo ver a torcida ao final do jogo, aplaudindo seus guerreiros enquanto Amarilla e sua camarilha de equatorianos erguiam a taça conquistada tão desonrosamente. Não vai dar pra materializar o heroísmo dessas jornadas de 2009 em uma taça no Salão Nobre, mas o poder vulcânico que acordou na torcida nos últimos meses é o prenúncio de anos formidáveis. Riva e companhia, pra mim, pertencem à (brilhante) história, mas posso dizer que vi Conca, Fred e Gum lutando até a morte!

Diego Viana disse...

Foi realmente lindo ver a torcida ao final do jogo, aplaudindo seus guerreiros enquanto Amarilla e sua camarilha de equatorianos erguiam a taça conquistada tão desonrosamente. Não vai dar pra materializar o heroísmo dessas jornadas de 2009 em uma taça no Salão Nobre, mas o poder vulcânico que acordou na torcida nos últimos meses é o prenúncio de anos formidáveis. Riva e companhia, pra mim, pertencem à (brilhante) história, mas posso dizer que vi Conca, Fred e Gum lutando até a morte!

Deia Mundy disse...

Eu como uma ex ... aquele time que nem quero pronunciar o nome digo que estive numa das mais bonita e cativante festa do futebol carioca.

Mesmo não levando o título foi lindo ver o FLUSÃO jogar mais lindo ainda ver que meu filho com apenas 4 anos vividos é um típico TRICOLOR roxo.

Termino com uma frase que li hoje:
"Nem sempre o título escreve a história mais bonita."

Ricardo disse...

Caro Diego:
A torcida, realmente, foi um show a parte. Talvez, arrisco-me a dizer, muito mais ela do que o time merecesse esse título.
Meu comentário com os amigos tricolores é que não perdemos exatamente para a altitude - para o time da LDU, muito menos -, mas perdemos para a "malandragem" - excesso, por parte deles, e absoluta falta da nossa parte. Aquele gol de empate, que deu oxigênio extra para eles, lá em Quito, se demorasse mais a sair, iria deixá-los desesperados. E o tal gol só saiu por conta das duas bolas.
Se tivéssemos travado o jogo, depois do 1 a 0, e simplesmente tocado a bola de lado, a história registraria outro campeão.
Mas... não foi assim. Fica para a próxima.
Agora... que a torcida é a mais linda, isso é!

Ricardo disse...

Querida comadre Deia:
Essa mudança que se deu em você, deixando o "você-sabe-qual" para lá e aderindo ao tricolor foi "tudo de bom".
Aliás, como mulher da moda, você teria mesmo que ceder aos encantos da estética das nossas três cores, em vez de ficar limitada àquela terrível "desarmonia urubuzesca", materializada no horrível preto e vermelho. Rsss.
Lindo ver a torcida; lindo ver a entrega dos jogadores; lindo ver a vitória... mas, você tem razão, mais lindo é ver o LuiGui encarnando o espírito tricolor!
Por último. Realmente, a vida tem seus caprichos. Um deles foi registrar na história dessa competição um time mediano, que se vale eminentemente da altitude e de um certo grau de "malandragem" para levantar "o caneco". Com isso, como você registrou, a história mais bonita acabou não correspondendo ao nome que está escrito lá na taça.
Mas... que seja...

Maria disse...

Senhor Ricardo !!
Por falar em futebol já viu o grupo que coube ao Brasil no mundial? Pois é…Portugal…Fiquei bem triste. Como é que nós, portugueses, vamos ganhar ao grande Brasil? Vamos ser trucidados novamente? A última vez que jogámos com vcs foi um completo desastre. Eu que pensava torcer por 2 países neste mundial vou logo ficar sem o meu grande Portugal na competição por causa do vosso Brasil??!! Como dizia Calimero “it s a injustice ..it is !”
Já esfregava as mãos de contente na expectativa de Portugal eliminar a França, que chega a este mundial de forma muito injusta, ou novamente os ingleses, ou até quem sabe os nossos arqui - inimigos espanhóis(apesar da Espanha estar no nº 1 do ranking da FIFA) e vai logo calhar o Brasil??!! Bem se bem que devemos ter a selecção mais brasileira a seguir ao Brasil uma vez que joga o Deco, Liedson e Pepe que são brasileiros…
Quanto à torcida(aqui chamamos claque…como os americanos)do Flu por muito que fosse bonito, sempre me deixam com o pé atrás. Aqui já rondam o fanatismo e abomino-as completamente mesmo a do meu Sporting. Neste momento são apenas grupos organizados que em vez de fazer uma festa bonita se unem para destruir. Destroem bancadas, autocarros, tudo por onde passam. Essas torcidas fujo delas como o diabo da cruz …A psicose colectiva assusta-me…sempre me faz lembrar Hitler e seus seguidores…como Eichmann. Por falar em Eichmann, lembrei-me de Hanna Arendt. Uma pergunta ,de certo absurda mas, que tem povoado a minha mente. Que pensaria seu ídolo – Spinoza do amor de sua mais recente paixão Hanna Arendt por Heidegger? Acha que esse amor se enquadra na filósofa e considerada pensadora da liberdade?
Bem por último deixe-me partilhar algo. Vinha há pouco, stressada ao volante do monstro do jeep do meu marido quando algo me fez desanuviar. O stress foi rompido pelos acordes de uma música linda, por uma voz maravilhosa e por uma letra fantástica. Já lhe falei de Mafalda Veiga? Penso que a pronúncia portuguesa o fará dispersar, mas tente ouvir a Mafalda …É alentejana…e maravilhosa.
http://www.youtube.com/watch?v=mbD_3hjQyHs
Um bom resto de FDS
Maria