quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Filosofia - Série Rosari

A série em questão já conta com três livros: "História concisa da Filosofia - de Sócrates a Derrida"; "Uma introdução aos vinte melhores livros de Filosofia" e, agora, "Filosofia aplicada - Política e Cultura no mundo contemporâneo", de Rupert Read.
Do primeiro, eu já falei algo em posts anteriores. Do segundo, sinceramente, não lembro de ter postado nada. Desse último falo agora.
Comprei o livro hoje, e só o folheei. Portanto, não posso ainda dar uma opinião geral. Mas queria registrar uma passagem bem do começo, que parece muito apropriada para esses momentos de reunião sobre o clima em Copenhague.
Lá vai o trechinho, que é uma introdução escrita pelo organizador, M.A. Lavery: "Costumamos pensar nos desastres naturais e ambientais como duas coisas diferentes: a causa do desastre ambiental somos nós, humanos, ao passo que um desastre natural, como o furacão Katrina, simplesmente 'acontece'. Hoje em dia, contudo, temos observado algo pior, algo que é, ao mesmo tempo, um desastre natural e ambiental. Somos nós: humanos. É a nossa forma arrogante e tola de viver em desequilíbrio com a natureza. Só que há um arriscado empecilho: os seres humanos não podem nunca se desvencilhar da natureza. Somos naturais, mesmo quando fazemos coisas aparentemente 'antinaturais'. E os preços, altos, são pagos por nós - e pelo resto da natureza".
Boa dica de reflexão para as autoridades que se reúnem para decidir o futuro da nossa querida "casinha azul", chamada pelos astrônomos de Terra.

Nenhum comentário: