sábado, 24 de outubro de 2009

Ah... essa não deu para resistir

Eis que eu estava passando por uma das minhas livrarias preferidas da cidade, quando me deparei com o título "História da Filosofia - de Tomás de Aquino a Kant". Seria apenas mais um livro de História da Filosofia, entre tantos que há no mercado - muitos deles  até de boa qualidade -, não fosse o autor... o diferenciado professor Martin Heidegger.
Pensei: "Ops... Heidegger?! Vamos entrar para ver". Pensei num sobrevoo do mestre alemão sobre diversas figuras do período histórico em questão... e, obviamente, imaginei poder haver um "espacinho" para nosso querido Spinoza.
Engano meu... Ainda bem!!!! O livro contemplava basicamente cinco filosofias: a de Tomás de Aquino (com 68 páginas), a de Descartes (com 42 páginas), a de Spinoza (com 34 páginas), a de Leibniz (com 24 páginas) e a escola de Wolff, que chegaria até o período pré-crítico de Kant (com 16 páginas).
Não havia como deixar de comprar um livro desses, não é?
Por enquanto, só dei uma rápida folheada - nem é preciso dizer que fui direto à parte de Spinoza -, e só vi uma apresentação histórica. Mas o livro promete...

Nenhum comentário: