segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Olimpíada de 2016

É difícil deixar de torcer pelo Brasil em alguma coisa... até em "cuspe a distância". Entretanto, em alguns casos, uma reflexão menos "apaixonada" nos leva a não querer que o Brasil vença. Um desses casos é o das Olimpíadas de 2016.

No dia seguinte à escolha do Rio como sede olímpica em 2016, os jornais, de um modo geral, estampavam nosso orgulho e festa por bater Estados Unidos, Espanha e Japão. Compreensível. O Globo, ainda que compartilhando da euforia, foi o único a colocar, ao lado da alegria pela escolha, algumas considerações sobre a viabilidade real de atendimento do que foi proposto. Uma dessas considerações, por exemplo, foi a da inauguração de uma estação de metrô por ano; outra, a da despoluição da Baía de Guanabara. Nós cariocas ouvimos que haveria mais duas estações de metrô na época do Pan... e não vimos isso sair do papel. O que ganhamos como legado desses jogos das Américas foi uma faixa alaranjada em algumas vias, que seriam vias seletivas para as diversas delegações de atletas seguirem rumo aos locais de competição. Nossa querida e linda Baía de Guanabara já vem sendo "despoluída" há anos... e vivemos lendo notícias de poluição nas praias, de degradação da flora e fauna aquática.
No caso do Pan, nem vou citar os "elefantes brancos" que ficaram abandonados ou, na melhor das hipóteses, subutilizados aqui no Rio. Não falarei, então, do Parque Aquático Maria Lenk e do Engenhão. Entretanto, vou citar um outro "legado", que compensaria muito: a Vila Olímpica. Construída para abrigar os atletas, seria depois vendida aos cidadãos. Por problemas de construção e de administração, os prédios se tornaram o desgosto dos compradores, com vários deles entrando na Justiça para reaverem os valores investidos.
Será que o Brasil aprendeu a lição do que não fazer num evento desse tamanho, a fim de fazer o certo? Será que um país que prima pelo "jeitinho" assumirá realmente que, para tudo dar certo, tem que se lançar ao trabalho sério muitos anos antes de 2016? Será que um país que não consegue, sequer, tomar conta de provas do Enem realmente tem competência para um desafio de tal monta?
Quem viver verá! Continuemos torcendo até lá.

4 comentários:

mundy disse...

Bom Dia das Crianças, para todas e para nós, hehehehehehe,sobre a Olimpíada sou um dos que votaria contra a escolha do Rio para sediar os Jogos olimpicos, bem um amigo meu o Migão, Lula até o último fio de cabelo e muito bem empregado em empresa mista e defensor de diversas causas sociais, desde que nao envolva a ele proprio contribuir com algo do salário dele para estas obras sociais ou seja ele apoia LULA até seu último fio de cabelo em seus pseudo programas sociais, mas desde que seja com o dinheiro público e nao o dele, aí é fácil , mas deixando de lado a questao do MIgao e sua defesa com que é ´Público e nao privado, tenho outro amigo que disse que com a eleição do Rio , o Feijó, afirmou que LULA, CABRAL E PAES , choravam por dois motivos, o primeiro que já se elegeram de novo, CABRAL E PAES e que LULA apesar de ter um péssimo produto nas maos a DILMA, também deve faze-la sua sucessora por conta da parada dos jogos e segundo o choro dos tres é que vem mais dinheiro para eles entubarem em projetos que nao saem do papel e fica se aqui o Pobre cidadao normal sem ver nada de benfeitoria e sim de muita roubalheira com a verba pública, ENGENHAO conhecido por vaziao, que nao tem enchido nos njogos do Bota , com mais 15 mil lugares , para o Botafogo que é uzeiro e vezeiro em se beneficiar do que é público para dizer que é seu patrimonio, pois o Engenhao é uma espaço publico municipal alugado ao Botafogo que desde que o ocupa nao o paga, e nao faz nada para viabilizar seu pagamento, usufruindo da benesses, Jogos Olimpicos no Rio é muito interessante do ponto de vista dos menos abastados que teroa tantas obras inacabadas espalhadas pela Cidade e que vao passar a sensaçao que somos muito organizados e que na verdade somos mesmo uma Nação usada e vilependiada por politicos que fazem da coisa pública uso privado, como se o bem público fosse deles pessoa privada e de suas familias, mas quem ousa ir de encontro a defesa dos jogos no Rio é chamado de Antipatriotico, e os Larapios que nos roubam sempre é que na verdade sao reconhecidos nas Ruas como verdadeiros patriotas, ou seja é melhor ficar quieto, pois eu sou é do Contra mesmo, Jogos Olimpicos ainda bem que é no Rio e nao em Maricá, pois nao vou mesmo, nem que fosse em Madrid, hahahahahahahahaa.

Anônimo disse...

Ricardo, concordo com tudo que colocou, principalmente sobre como me parece pouco plausível o governo realizar todas essas "façanhas" em poucos anos. No entanto, gostaria de mostrar outro problema desse episódio: o interesse político da mídia de fazer esse comentário. Não sou "lulista", e tão pouco simpatizante do que prega o PSDB, mas, não posso deixar de notar como as "notícias" desses grandes veículos de informação têm influenciado a classe média - e não só tratando-se de questões políticas. Assim, reitero minha concordância em relação a esse post, mas alertando a todos de que não faria mal ter certa "malícia" na hora de se defrontar com as "notícias" (que, para mim, nada mais são do que descrições e "informações" sobre ocorridos entranhas de juízos, valores, intenções e afetos, como boa parte das conversas cotidianas que cada um tem na nossa vida social) anunciadas por essas fontes. Abraços.

Prof. Francisco disse...

Bom dia... parabéns pelo post... você é umverdadeiro crítico. Acredito no seu "projeto". Passo uns dias sem deixar comentários, mas sempre estou por aqui.
Tem um reconehcimento no Filosofia e Vida para você.
Um abraço.

Ricardo disse...

Caro professor:
Obrigado pelo comentário elogioso. Já vi o post no seu blog... e coloquei uma resposta, postergando, é verdade, minha "decisão".
Fico feliz pela sua presença aqui, ainda que sem comentários.