domingo, 11 de outubro de 2009

Ralph Waldo Emerson

Nosso amigo Guilherme sempre posta matérias interessantes no seu blog. Não é à toa que o mantenho no topo da lista dos meus "links favoritos".
Desta vez, entrentanto, além do próprio post, há uma citação de que gostei muito - e que não conhecia - de Ralph Waldo Emerson. Diz ele: "É fácil viver no mundo conforme a opinião das pessoas. É fácil, na solidão, viver do jeito que se quer. Mas o grande homem é aquele que, no meio da multidão, mantém com perfeita doçura a independência da solidão”. 
Sobre a citação, comentei, no blog do amigo: "Eu não conhecia essa citação do Ralph Waldo Emerson que está no blog... e gostei muito.
'Viver no mundo conforme a opinião dos outros' é realmente fácil. Não 'dá trabalho', não 'gera atrito'. Com isso, também não se cresce, não se pensa e não se vive originariamente.
'Na solidão, viver do jeito que se quer', também é 'mole'. Eu vivenciei isso na minha 'fase' budista, quando inúmeros mestres só eram budistas de verdade quando em retiro.
'Mas o grande homem é aquele que, no meio da multidão, mantém, com perfeita doçura, a independência da solidão'. Esse é um retrato do nosso caro Spinoza!!! Rsss".
Acho que temos a obrigação de propagar o que aparece de bom na net - afinal, há tanta porcaria!
E essas boas ideias com as quais nos deparamos - como é o caso do Guilherme, e da nossa nova amiga Marise - têm que ser divulgadas.

Nenhum comentário: