quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Mais amigos... Que bom!

Escrevo, hoje, para registrar a entrada de mais dois amigos em nosso "clube" dos amigos de Spinoza. É... os amigos dos amigos estão aumentando.
Primeiramente, como sempre, desejo as boas vindas ao professor Thiago Minnemann e à Flávia Shimanski. Dito isto, coloco-os à vontade para participarem do blog com comentários... o que, aliás, atende ao maior propósito deste espaço: permitir a troca de percepções sobre um mesmo tema.
Agradeço aos dois pela primeira entrada e espero que gostem e participem ativamente da confecção do blog.
Especificamente ao professor Thiago, coloco os posts do blog totalmente à disposição para serem usados em seu espaço - que, como já citei, lá mesmo, gostei muito -, quando você achá-los interessantes.

3 comentários:

Thiago Minnemann disse...

Obrigado colega!Espero contribuir com boas informações assim como seu blog contribui para mim!!
Fico empolgado ao descobrir tantas outras pessoas falando de filosofia!
Estou divulgando seu blog no twitter "@filosofiaaulas", caso esteja lá também!
Abraço!

Maria disse...

Bons dias !!!
Ando tão afastada do blog que já ando confusa com os novos amigos. De qualquer forma quero aqui deixar saudações para os novos amigos do blog do Ricardo.
Agora ainda Saramago…Ele pôs o país a “arder”…novamente. Uns vêm na sua defesa e a maioria vem criticá-lo…Somos realmente um país imensamente conservador. Isto pela publicação do novo livro dele e por declarações proferidas por ele no sábado onde , em Penafiel, considerou a Bíblia "um manual de maus costumes, um catálogo de crueldade e do pior da natureza humana".
Na sequência destas afirmações uma reacção em catadupa se deu. Logo vieram os das vestes negras e os das estrelas de 6 pontas a acusá-lo de estar a levantar celeuma para promover o livro.
Não gosto particularmente de Saramago, muito menos consigo gostar da escrita dele, se bem que os enredos dos livros me atraem de alguma forma, mas reconheço que num país onde há liberdade de expressão estão a abusar um pouco nas críticas, como se quisessem proibir o livro de ser publicado.
Vai aí o endereço de uma entrevista que ele deu no nosso canal estatal de TV, tenho a certeza que irá gostar.
Quanto ao meu amado Pessoa, tente ler os poemas que lhe falei os que são pouco conhecidos “ Leve, breve , suave”. Fiquei encantada nele. Repara a musicalidade que não só as palavras têm, como também na estrutura do próprio poema. Depois, repare na dor que ele, quando diz “…escuto e passou…parece que só por escutar parou…”. O poema é uma metáfora entre a Natureza e o pensamento, entre o sentir e o pensar. A mesma coisa se passa no poema do gato ( com uma simplicidade quase infantil).
Agora deixe-me ir trabalhar, porque apesar de ser meu dia livre muita coisa da escola há que fazer.
Um abraço no senhor e nos restantes amigos do blog.
Maria

Maria disse...

Juro que tinha escrito o endereço da entrevista do Saramago, mas parece que desapareceu...
Desta vez vai mesmo...acho
http://www.rtp.pt/multimedia/index.php?tvprog=1871&formato=flv