quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Michel Onfray

Esse filósofo francês vem tendo publicado no Brasil, já há algum tempo, uma série de livros seus chamada "Contra-história da Filosofia". Este ano de 2009 contou com lançamento do terceiro volume, "Os libertinos barrocos - século XVII".
Onfray é um filósofo "diferente"... e nada mais adequado ao seu jeito do que o título "Contra-história...", ao invés de "História da Filosofia". Para mostrar o quão diferente é o estilo do autor, basta dar uma olhada no índice do livro. Lá vemos, "Charron e 'a volúpia prudente'"; "La Mothe Le Vayer e 'o gozo de si mesmo'"; "Saint-Évremond e o 'amor à volúpia'"; "Pierre Gassendi e 'Epicuro que fala'"; "Cyrano de Bergerac e 'o livremente viver'" e "Espinosa e 'o que leva à alegria'". Desses, como filósofos, conheço Gassendi e Espinosa e, muito mal, Charron... mais pela sua amizade com Montagne.
Como gosto de conhecer a opinião de todos os bons pensadores sobre Spinoza - mesmo aqueles que não são especialistas no luso-holandês -, comprei este último volume da série.
Para dizer a verdade, ainda não li nada do livro. Mas prometo fazê-lo em breve. Nem é preciso dizer que começarei os comentários por Spinoza.
Aguardem...

Nenhum comentário: