quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Gabriel Marcel

Há algum tempo venho "perseguindo" o livro "Journal Métaphysique", do Gabriel Marcel... e ele sempre me escapa entre os dedos.
Uma vez, pensei ter encontrado um exemplar em Português na "Estante Virtual"... mas depois ocorreu algum problema e o livro se "desmaterializou" - falar em "desmaterialização" num mundo virtual é possível?
Depois dessa desisti. Mas "esbarrei" com um exemplar, em francês, com um milhão de defeitos no corte das páginas. Comprei o pobrezinho, que nunca deve ter sido lido, por conta das páginas serem "xifópagas". Pior foi ter que realizar a cirurgia de "desconexão"... trabalho feito com esmero, após o café da manhã.
Pronto... agora tenho um exemplar do "Journal Métaphysique"!
Gabriel Marcel se divertiria hoje com um blog. Talvez a única diferença entre o que ele fez e esta moderna ferramenta é que Marcel não se propõe a escrever textos "fechados", mas sim anotações para serem posteriormente ampliadas e complementadas.
Meu amigo Existenz vai ficar de "olho gordo". Rsss.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Ricardo. Infelizmente não leio em francês, apesar disso, em geral, tenho tido sorte em encontrar versões em inglês dos livros que me interessam e que não estão em português (talvez a única exceção seja o ‘Fondements pour une morale’ do André Gorz). O Journal Métaphysique ainda não li, talvez não por falta de oportunidade, afinal já o vi a venda na Amazon. Mas acredito ser um bom livro. Assim, espero que goste do estilo de escrita do Gabriel Marcel, em geral, não sistemático e informal, transpirando tranqüilidade e uma certa despreocupação com o andar dos assuntos. O que, provavelmente, será um pouco contrastante com o estilo de Spinoza. Um abraço.