segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Mais um do Kolakowski

Passeando pelos sebos (ou "alfarrabistas", para a nossa amiga d'além-mar), descobri que o filósofo Leszek Kolakowski já tivera um de seus livros publicados por aqui. Trata-se de "Horror metafísico", originalmente de 1988, e publicado aqui no Brasil em 1990, pela Editora Papirus.
O livro é composto por vários pequenos artigos. Embora não fique claro se há um "projeto" envolvendo o livro, ou seja, um encadeamento necessário e progressivo dos artigos, há, sim, pequenos núcleos temáticos.
Alguns artigos versam sobre filósofos específicos... entre eles, está o nosso querido Spinoza. Como o texto é pequeno, depois ele será transcrito por mim aqui no blog.
Por ora, alguns pequenos e provocativos trechos:
"Por bem mais de cem anos, uma grande parte da filosofia acadêmica tem se dedicado a explicar que a filosofia é impossível, inútil ou ambas as coisas. Consequentemente, a filosofia prova que seguramente e felizmente pode sobreviver à sua própria morte, mantendo-se ocupada em provar que de fato morreu";
"Qualquer coisa que dissermos, mesmo que seja com sentido negativo, sobre conhecimento, implica um conhecimento que nos orgulhamos de termos descoberto; a frase 'só sei que nada sei', tomada literalmente é autocontraditória"; e
"Crenças científicas, filosóficas e religiosas não apreciam outro tipo de verdade. Regras vêm primeiro, a realidade depende delas". 
Não sei como um texto tão acessível e, ao mesmo tempo, tão capaz de engendrar um pensamento autônomo pode ficar sem edições mais recentes.

Nenhum comentário: